Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 17.02.20 - 14h38

Edifício-Sede da PCR passa a ter espaço exclusivo para o AA

img_alt

Sala vai permitir que servidores e público em geral interessado se reúnam. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Para possibilitar que o Alcoólico Anônimo (AA) se reúna em um espaço discreto e confortável, a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas (SADGP) entregou, nesta manhã de segunda-feira (17), uma sala exclusiva para as reuniões do grupo AA, no edifício-sede da Prefeitura do Recife (Av. Cais do Apolo nº 925). Com um local fixo, tantos servidores municipais, como pessoas do público em geral, poderão realizar reuniões periódicas para conversarem e darem ajuda mútua sobre abstinência a bebidas alcoólicas. O espaço tem capacidade para reuniões com cerca de 20 participantes, podendo acomodar 25.

O secretário da SADGP, Marconi Muzzio, destacou que o AA se reúne há mais de 30 anos no prédio, mas que agora inicia um novo ciclo. “Esse espaço representa também parceria e integração”, falou o secretário referindo-se ao AA e à Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPSDDH), cuja secretária, Ana Rita Suassuna, estava presente, com a secretária Executiva de Política sobre Drogas, Ana Paula Marques. “O alcoolismo é um problema sério que não afeta só a pessoa dependente, mas a família”, disse Marconi Muzzio. “Com esse espaço começamos a ajudar, não só as pessoas da casa, como temos o acesso livre para quem quiser vir”, reforçou Ana Paula Marques.

A criação do espaço faz parte de uma iniciativa do Programa Servidor de Valor, atendendo a uma demanda antiga de funcionários que se encontravam em locais que não eram fixos. As reuniões são comandadas pelos membros do AA, com base nas regras e práticas da comunidade voluntária, como é conhecida. “Vejo essa sala com os olhos do AA de Pernambuco e do Brasil, dentro do princípio de cooperação, criando possibilidade para que as pessoas procurem ajuda. Por isso, quero parabenizar a gestão pelo apoio ao grupo que se reúne na Prefeitura há mais de 30 anos, mas que pela primeira vez passa a ter um espaço fixo”, comemorou o professor J.A., membro do AA há 24 anos.

A sala foi instalada no sub-solo, próxima da recepção oficial, para facilitar o acesso, pois não é necessário passar por catracas, podendo inclusive, entrar pessoas que vêm mais à vontade, com bermuda por exemplo. “O público desse grupo estava pouco mobilizado em decorrência de não ter um espaço definido. A falta de estrutura estava dificultando os encontros e agora com uma sala fixa e exclusiva, a necessidade está atendida”, explicou a gerente geral do Servidor de Valor, Teresa Colier.

A história - O grupo AA da PCR foi criado em 10 de junho de 1988. As reuniões acontecem uma vez por semana e é aberto para os servidores e para o público geral.  Mas os encontros aconteciam em espaços que estavam disponíveis e improvisados, já que não tinha um local fixo. No ano passado, algumas ações tiveram apoio das SADGP e da equipe da Secretaria Executiva de Política Sobre Drogas (Sepod).