NOTÍCIAS

Limpeza Urbana | 17.02.20 - 14h20

Prefeitura do Recife amplia apoio aos catadores de material reciclável no Carnaval 2020

Projeto “Bora Reciclar!” fecha parcerias com empresas privadas para garantir remuneração diária aos catadores, além do apurado com as vendas. Número de catadores contemplados também foi ampliado de 400 para 500.

Este ano a Prefeitura do Recife vai apoiar um total de 500 catadores de materiais recicláveis que atuarão nos focos da folia durante o Carnaval. Pela primeira vez, os trabalhadores receberão diárias pelo serviço, além da distribuição do valor arrecadado pelas cooperativas com a venda dos produtos, por meio do projeto “Bora Reciclar!” da gestão municipal. O trabalho acontece em parceria com empresas privadas, que financiarão o projeto. A iniciativa conta com o trabalho conjunto entre a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Recife (STQE).

Galo da Madrugada - Durante o Galo da Madrugada, a Prefeitura vai apoiar o projeto “Do Meu Lixo Cuido Eu”, sob a supervisão da Emlurb, envolvendo 200 catadores indicados por cooperativas que recebem o material reciclado da coleta seletiva da cidade do Recife. O projeto será uma parceria da Prefeitura do Recife com a Ball (fabricante de latas).

Os catadores receberão uma diária de R$ 100,00, com o cumprimento da meta de 10 sacos coletados, e as cooperativas receberão da Ball 50% do valor arrecadado com a venda das latinhas; os resíduos de plástico e papel ficarão com as cooperativas. A estrutura do trabalho contará com cinco Ecopontos junto às barreiras da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano para recebimento do material, distribuídos ao longo das vias de acesso ao percurso do Galo.

Bairro do Recife e demais polos - Para os demais dias de folia no Bairro do Recife, o trabalho será executado por 300 catadores, também indicados por cooperativas do Recife, e pela Ambev, junto com Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), em parceria com a Prefeitura do Recife, sob a coordenação da Emlurb.

O recebimento das latinhas e embalagens plásticas será feito em Ecopontos no Bairro do Recife. A remuneração dos catadores vai variar de acordo com o trabalho realizado. Os que ficarem nas centrais recebendo o material ganharão diária de R$ 100,00, mais produtividade pelo peso dos resíduos coletados. A cooperativa que cadastrar o maior número de catadores receberá 5% do total das vendas.

Os catadores cadastrados para trabalhar no Carnaval receberão alimentação, água, fardamento e EPIs. E mantendo o foco na sustentabilidade para a operação de limpeza dos polos de folia durante o Carnaval deste ano, a Emlurb montou mais uma vez uma forte estrutura com o reforço dos pontos de coleta seletiva. Para isso, o órgão vai manter um Ecoponto fixo para atender os polos do Recife Antigo.

Além disso, 80 Ecopontos tipo PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) no total estarão distribuídos em todos os pontos de folia. Os polos infantis também receberão a visita de arte-educadores, conscientizando a criançada sobre a importância da limpeza urbana e da separação do lixo. Dois Ecopontos móveis de coleta seletiva, caminhões especialmente preparados para receberem todo o material reciclável produzido pelos foliões, irão circular pela cidade. No sábado, os dois equipamentos ficarão disponíveis para atender o Galo da Madrugada e depois serão colocados em pontos estratégicos no Recife Antigo durante os dias de Carnaval.

Limpeza Urbana - A Emlurb preparou ainda uma grande programação de limpeza para atender as demandas geradas pelo Carnaval.  A estrutura foi montada para os dias de festa (da sexta, 21, até a quarta de Cinzas). Serão 1.120 pessoas envolvidas diretamente nas ações de manutenção e limpeza, 40 equipamentos como caminhões e maquinários e 650 lixeiras espalhadas em todo o Recife Antigo. O Ecobarco também será utilizado para recolher os resíduos flutuantes que forem descartados inadequadamente no Rio Capibaribe, principalmente no dia do Galo da Madrugada.