Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Administração | 17.02.24 - 15h44

Prefeitura do Recife lança estratégia de dados para a cidade

Objetivo é fortalecer ainda mais as ações da gestão, intensificando o ciclo de inovação nos serviços públicos e produzindo melhores resultados para a população em diversas áreas

 

O Prefeito João Campos lançou hoje uma estratégia abrangente de dados da cidade para guiar a Prefeitura de Recife a usar os seus dados de forma ainda mais eficiente para fortalecer as operações da gestão, inovar ainda mais os serviços públicos e produzir melhores resultados para a população nas mais diversas áreas. 

"Estamos dando um passo importante para promover inovações que possibilitem cada vez mais transformações na vida do povo recifense. Os serviços públicos devem sempre melhorar na eficiência, humanização e acessibilidade. Com essa parceria, teremos condições de avançar ainda mais com esse objetivo", destacou o prefeito João Campos. 

A estratégia de dados da cidade é o resultado da participação de Recife no programa Bloomberg Philanthropies City Data Alliance, uma rede de 42 cidades de sete países das Américas. Por meio do programa, o Recife recebeu educação executiva e assessoria técnica para participar dos esforços para atingir um novo padrão de excelência em governo com base em dados. 

Nas cidades com práticas avançadas de dados - que inclui ferramentas de uso, análise e avaliação de resultados para informar a tomada de decisões e o engajamento dos atores-chave – a população relata maior satisfação e bem-estar do que nas cidades sem estas práticas.

A estratégia de dados da cidade de Recife será usada para potencializar práticas de dados e lançar tecnologias inéditas na cidade, incluindo os seguintes componentes: 

  • Governança na gestão dos dados da cidade

  • Padrões de qualidade na coleta de informações

  • Construção de habilidades em dados

  • Uso de dados na gestão municipal

  • Aumento da  transparência na cidade

  • Investimentos em segurança das informações dos residentes 

"A estratégia de dados de Recife estabelece uma visão ousada e um plano de ação para desbloquear o poder dos dados para melhorar e modernizar os serviços da cidade," diz Amy Edwards Holmes, Diretora Executiva do Bloomberg Center for Government Excellence, que lidera o programa de aceleração do City Data Alliance, incluindo educação executiva e coaching e consultoria individualizados para cidades. "Os passos delineados na estratégia de dados de Recife contribuem para uma cultura de inovação baseada em dados que pode otimizar resultados para os residentes da cidade nos próximos anos."

Como parte da Bloomberg Philanthropies City Data Alliance, a Prefeitura do Recife recebeu assistência técnica personalizada, incluindo sessões estruturadas e assessoria individualizada para aprimorar a gestão de resultados. O objetivo do programa é que as cidades participantes tenham um plano e um processo abrangentes para fazer perguntas difíceis, investir em práticas comprovadas, inovar suas abordagens, avaliar o progresso e estabelecer novas políticas e padrões para garantir que o foco em dados seja permanente.