NOTÍCIAS

Mulher | 17.03.15 - 15h08

Prefeitura do Recife promove oficina com cinquenta reeducandas do sistema prisional

Durante o evento, serão debatidos os temas identidade da mulher negra e trabalho e renda

Cinquenta reeducandas do sistema prisional de Pernambuco, que estão no regime aberto, participarão da oficina Caminhos que Libertam, nesta quarta-feira (18), às 13h30, no Memorial de Justiça do Tribunal de Justiça de Pernambuco, no Bairro do Recife. A ação é promovida pela Secretaria da Mulher do Recife em parceria com o Patronato Penitenciário de Pernambuco, o Memorial de Justiça e com a Secretaria da Mulher de Pernambuco. Na atividade, as mulheres assistirão a palestras sobre Identidade da Mulher Negra e Trabalho e Renda.

Segundo a secretária da mulher do Recife, Elizabete Godinho, o evento faz parte do mês de comemoração do Dia Internacional das Mulheres e visa beneficiar diversos segmentos femininos. "Iremos conversar com estas mulheres sobre direitos, sobre a inserção no mercado de trabalho, a importância delas se inserirem novamente na sociedade sabendo de seus direitos e deveres e, principalmente, da sua identidade como mulher", disse. Também estará presente a coordenadora da Política de Saúde da População negra da Prefeitura do Recife, Sony Santos, e a coordenadora de Trabalho e Renda da Secretaria da Mulher de Pernambuco, Carolina Malinconico.

De acordo com Sony Santos, as reeducandas precisam do apoio das políticas públicas para superar as dificuldades no retorno ao convívio com a sociedade. "Estas ações contribuem para reverter o processo de desintegração da identidade de ser mulher e ser negra (em grande maioria), com afirmação positiva do seu potencial de resistência e superação das barreiras do racismo e da exclusão social", afirmou.

PROGRAMAÇÃO - Ainda em março, a Secretaria da Mulher realizará uma série de eventos. No dia 19, será realizada uma feira de artesanato e economia solidária para a Rede de Mulheres Tecendo Economia Popular e Solidária, das 9h às 17h, no Parque 13 de Maio. Já no dia 24, será realizada uma conversa sobre Gênero, Raça e Justiça, no Memorial de Justiça de Pernambuco, às 13h30. No dia 26, a Secretaria recebe o XIX Fórum Metropolitano de Organismos de Políticas para as Mulheres, no Museu da Cidade do Recife, às 9h. Para finalizar, no dia 29 de março, haverá um Recife Antigo de Coração dedicado às mulheres.