Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 17.03.20 - 16h50

PCR proíbe eventos com mais de 50 pessoas e recomenda bares e restaurantes a operar com 50% da capacidade

img_alt

Um novo conjunto composto por 11 ações foi adicionado ao Plano de Contingenciamento, nesta terça (17). Parceria com Tribunal de Contas visa a otimização das aquisições e contratações necessárias às ações emergenciais do COVID-19 (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O Comitê Municipal de Resposta Rápida, instalado pela Prefeitura do Recife desde janeiro, com foco na elaboração de estratégias, monitoramento e contingenciamento da Covid-19 apresentou, na tarde desta terça-feira (17), um conjunto de novas 11 ações preventivas contra o coronavírus. Entre as medidas anunciadas pelo prefeito Geraldo Julio, que coordena pessoalmente o comitê, estão a proibição da realização de eventos públicos e privados com mais de 50 pessoas, o estabelecimento de parceria com Tribunal de Contas de Pernambuco para a otimização das aquisições e contratações necessárias às ações emergenciais do Plano Municipal de Contingenciamento COVID-19. Será recomendado ainda que bares e restaurantes funcionem com 50% da sua capacidade e que os Shoppings Centers reduzam o horário de funcionamento das 12h às 20h, com 50% dos lugares nas Praças de Alimentação.  

O prefeito Geraldo Julio afirmou que as ações vão sendo tomadas diariamente, com a avaliação do cenário da nova doença. “No trabalho diário que estamos fazendo no plano de contingência, decidimos mais 11 ações do Plano de Contingência do município. A primeira é uma medida restritiva em que vamos proibir os ventos públicos e privados com mais de 50 pessoas. Antes, fizemos essa restrição com 500 pessoas e agora vai para 50. Nós continuamos trabalhando, acompanhando os resultados, a evolução dos casos e contando sempre com o apoio da população”, afirmou. O gestor disse ainda que neste momento é preciso que as pessoas cumpram a recomendação e fiquem em casa. “Quero também fazer um registro que todas as atividades que estão sendo suspensas, é muito importante que as pessoas permaneçam em casa e que só saiam para as atividades necessárias. Recomendar mais uma vez que os idosos permaneçam em casa”, enfatizou. 

Com 11 medidas divulgadas nesta terça (17), Plano de Contingenciamento chegou a 91 ações. As demais iniciativas divulgadas hoje incluem a recomendação para que instituições públicas e privadas funcionem em horários distintos, com o objetivo de reduzir a concentração de pessoas no Transporte Público. A partir da próxima quinta (19), as secretarias e órgãos da Prefeitura do Recife já funcionarão desta maneira. Será feita ainda a recomendação para que as Igrejas tomem medidas que evitem o contato pessoal nas suas dependências. As recomendações já passam a valer a partir desta quarta-feira (18).

O secretário de Saúde Jailson Correia falou sobre a importância da parceria com o Tribunal de Contas. “Uma série de medidas estão sendo tomadas ao longo dessa semana, indo para mais de 90 ações acumuladas desde o dia 28 de janeiro, mas tem uma série de ações que a situação de emergência exige uma aceleração dos processos por exemplo da aquisição de equipamentos, insumos, contratação de serviços e pessoal, por isso essa parceria com o Tribunal de Contas é tão importante”, destacou. 

Também foi adiado o Concurso Público para Agentes Comunitários de Saúde, previsto para o próximo sábado (22), com previsão de reunir 9 mil candidatos. As aulas das 17 Escolas Profissionalizantes do município, que concentram 5,5 mil alunos, também foram suspensas. A Prefeitura do Recife vai ainda renovar automaticamente as credenciais de estacionamento especial até o dia 30/04 e a concessão automática para gratuidade nas vagas de Zona Azul para os idosos, sem necessidade de atendimento presencial, por meio do aplicativo Zona Azul Digital.

 

Confira as 11 ações divulgadas nesta terça-feira (17):

Proibição da realização de eventos públicos e privados com mais de 50 pessoas;

Estabelecimento de parceria com Tribunal de Contas de Pernambuco para a otimização das aquisições e contratações necessárias às ações emergenciais do Plano Municipal de Contingenciamento COVID-19.

Recomendação a instituições públicas e privadas para que adotem horários alternativos de funcionamento, de forma a diminuir a concentração de passageiros no transporte coletivo.

As Secretarias e órgãos da Prefeitura do Recife funcionarão, a partir do dia 19/03/2020, em horários distintos com o objetivo de diminuir a concentração de servidores no transporte coletivo.

Recomendação para que bares e restaurantes reduzam em 50% a sua capacidade com a retirada de mesas e cadeiras.

Recomendação aos shoppings centers para que funcionem em horário reduzido, das 12h às 20h, com redução de 50% dos lugares na Praça de Alimentação.

Recomendação às igrejas para que adotem medidas restritivas do contato pessoal.

Adiamento do concurso público para Agentes Comunitários de Saúde, que reuniria 9 mil candidatos no dia 22/03/2020.

Suspensão das aulas dos 5,5 mil alunos das escolas profissionalizantes da Prefeitura.

Renovação automática das credenciais de estacionamento especial até 30/04/2020;

Concessão da gratuidade de Zona Azul para Idosos sem necessidade de atendimento presencial.