Secretaria-executiva dos Direitos dos Animais - SEDA

NOTÍCIAS

Direitos dos Animais | 17.03.22 - 10h41

Prefeitura do Recife realiza projeto “Olhar Animal” em Água Fria no próximo sábado (19)

img_alt

Iniciativa leva serviços veterinários gratuitos para a Escola Técnica Estadual Professor Alfredo Freyre. Atendimento estará disponível das 9h às 12h, por ordem de chegada. (Foto: Marcos Pastich/PCR)


Como forma de democratizar o acesso a serviços de Medicina Veterinária, ampliar a cobertura vacinal antirrábica para controle populacional e de zoonoses e promover o bem-estar animal com orientação aos tutores sobre cuidados, direitos e deveres em relação aos pets, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (SEDA), leva o projeto “Olhar Animal” para o bairro de Água Fria. No próximo sábado, dia 19, a Escola Técnica Estadual Professor Alfredo Freyre, situada na Rua Zeferino Agra, 193, estará de portas abertas, das 9h às 12h, para oferecer atendimento especializado totalmente gratuito para a população. O serviço estará disponível das 9h às 12h.

O Projeto Olhar Animal é uma iniciativa totalmente gratuita e que acontece mensalmente. No sábado (19), uma equipe formada por dez médicos veterinários estará a postos para realizar consultas clínicas e aplicar vacina antirrábica nos animais de pequeno porte, como cães e gatos. Na oportunidade, os tutores também receberão informações e cartilhas a respeito de seus deveres enquanto responsáveis pelos animais e os direitos dos pets. 

Ainda na iniciativa, uma equipe da SEDA estará no local para receber denúncias da população a respeito de casos de maus-tratos a animais nas localidades. Servidores municipais também farão a divulgação dos serviços oferecidos pela SEDA, como o agendamento de castração, instruindo a população sobre como utilizá-los. Essas orientações fazem parte da iniciativa, que tem por objetivo oportunizar o acesso ao tratamento regular de saúde dos animais de estimação.

Durante a ação, caso o médico veterinário identifique a necessidade de realizar consultas e/ou exames complementares, ele poderá fazer encaminhamentos para o Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo (HVR), localizado no bairro do Cordeiro, equipamento subordinado à SEDA. Tais marcações para o HVR deverão ser feitas mediante ligação para a central telefônica da Secretaria, por meio do número: 4042-3034.

Para ter acesso aos serviços do projeto, a população deve apresentar qualquer documento oficial com foto, podendo ser RG ou CNH, além de CPF e comprovante de residência com CEP do Recife. Os atendimentos serão feitos por ordem de chegada ao local. A iniciativa é itinerante e ocorrerá uma vez por mês, sendo realizada em escolas públicas da rede municipal de ensino. Cada unidade que sediar a ação receberá uma placa “escola amiga dos animais”, como forma de agradecimento por recepcionar as atividades.

Os mutirões serão promovidos prioritariamente em bairros onde há maior demanda da população, bem como em locais onde a população possui maior dificuldade financeira para custear atendimento veterinário.

Para o secretário-executivo dos Direitos dos Animais do Recife, Luís dos Anjos, o projeto “Olhar Animal” é uma ação que leva especialistas ao encontro dos animais nos mais diversos bairros do Recife, em especial para atendimento em comunidades carentes, facilitando o acesso para quem não pode pagar por este tipo de serviço. “A gente sabe que, muitas vezes, há dificuldades em encaminhar um animal a um atendimento veterinário particular pelo alto custo de determinados tratamentos. Diante disso, e da necessidade de promover o bem-estar animal em nossa cidade, os veterinários são levados até os animais, invertendo a ordem comum”, observou o gestor municipal.

Serviço: Programa “Olhar Animal”

Quando: 19 de março

Onde: Escola Técnica Estadual Professor Alfredo Freyre, na Rua Zeferino Agra, 193, Água Fria (próximo ao restaurante Recanto da Praça)

Horário: das 9h às 12h, por ordem de chegada

Documentos necessários: documento oficial com foto, podendo ser RG ou CNH, CPF e comprovante de residência