NOTÍCIAS

Cultura | 17.04.15 - 11h15

Alunos comemoram Dia Nacional do Livro Infantil com contações de histórias e apresentações culturais

Cerca de 300 estudantes da rede municipal de ensino participaram do 2º dia de programação literária, que homenageou Monteiro Lobato. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

Mais de 300 alunos de dez escolas municipais participaram do segundo dia de programação para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil e a data de nascimento do escritor Monteiro Lobato, celebrados no próximo sábado (18). Nesta quinta-feira (16), os estudantes passaram a tarde na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife Professor Paulo Freire, na Madalena, onde tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a vida e a obra de Lobato, que é considerado o maior nome da literatura infantil brasileira. O evento foi promovido pela Secretaria de Educação do Recife, através do Núcleo de Atividades Culturais (NAC) em parceria com o Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores (PMBFL).

A Banda Paulo Freire, do NAC, abriu a programação com um repertório repleto de músicas infantis. Já o grupo de contação de histórias do NAC apresentou as tramas de alguns personagens históricos do Sítio do Picapau Amarelo, como a boneca Emilia e o menino Pedrinho.

Além de assistir às apresentações, os alunos também expuseram suas atividades. Os estudantes da Escola Municipal Edith Braga cantaram a música Emilia, a boneca gente, de Baby Consuelo, enquanto a turma do 5º ano da Escola Municipal Capela Santo Antônio mostrou os desenhos feitos em sala de aula sobre o livro Quem sumiu com a água?, de Leandro Siqueira. "Gostei de ler essa história porque me ensinou a cuidar da água, que é um presente que a natureza nos dá. Aprendi que não devemos jogar lixo no rio e que precisamos economizar água em casa", disse Júlia Renata, 8 anos, aluna do 5º ano da Capela Santo Antônio.

A professora Bárbara Virginia, que faz parte do PMBFL, contou histórias sobre o Reino das Águas Claras, que é um reino fictício do livro Reinações de Narizinho, de Lobato. Na avaliação da docente, o incentivo à leitura promovido pelo programa e por outros projetos da Secretaria de Educação vem mudando o comportamento dos alunos. "Acredito que o nosso trabalho está surtindo efeito. Eles estão demonstrando cada vez mais interesse em participar das aulas e em ler livros nas bibliotecas", relatou Bárbara. De acordo com ela, o Programa Manuel Bandeira tem a finalidade de resgatar a imaginação das crianças através de historias lúdicas escritas por autores brasileiros. Além de incentivar a leitura, o programa forma professores de biblioteca, para que o professor se torne um mediador entre os alunos e as atividades envolvidas com os livros.