Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 17.04.16 - 16h20

Balanço das chuvas 17.04.2016

A Prefeitura do Recife informa que foi registrado, desde a noite da última sexta-feira (15), um acumulado de cerca de 230 mm de chuvas. Esse volume representou, em um intervalo de 36 horas, o equivalente à precipitação de 21 dias de chuvas, de acordo com a média histórica para todo o mês de abril. A Prefeitura mobilizou cerca de 1000 profissionais nas ações para diminuir riscos e transtornos, com atuação das secretarias de Governo e Participação Social, Saneamento, Infraestrutura e Serviços Urbanos, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, além da Emlurb, URB, CTTU e Guarda Municipal.

Nesse período, a Defesa Civil realizou 534 vistorias atendendo a chamados da população e mais 403 visitas de monitoramento das áreas de risco. Nas últimas 36 horas foram colocadas 57 mil metros quadrados de lonas plásticas em 263 pontos da cidade.

A Defesa Civil renovou, na noite deste sábado (16), o alerta de chuvas, através de SMS, para mais de 13 mil pessoas cadastradas em áreas de morro e locais sujeitos a alagamentos, orientando os moradores a ficarem atentos e acionarem o telefone 0800 081 3400. O primeiro alerta foi emitido ainda na sexta-feira (15). Cerca de 750 famílias foram alertadas diretamente para deixarem suas residências em caso de persistência das chuvas. Foram distribuídos, também nos últimos três dias, 100 cestas básicas e 102 colchões.

Foi registrado, por volta das 21 horas do sábado, um deslizamento de grande porte em uma barreira localizada na Rua Córrego do Euclides, no Alto José Bonifácio. A Defesa Civil foi acionada pelo Corpo de Bombeiros e esteve no local imediatamente com equipes técnicas e o apoio das Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Governo e Participação Social e Emlurb.

O deslizamento de terra atingiu três barracos que funcionavam como depósito de material reciclado, deixando duas vítimas, que não residiam no local. José Samuel da Silva, de 33 anos, foi resgatado com vida e levado para a UPA de Nova Descoberta, e João Agostinho da Silva Filho, de 38 anos, que faleceu. O imóvel em que estavam as vítimas sofreu um incêndio cerca de seis meses atrás e já havia orientação da Defesa Civil para não reocupação do imóvel, localizado em área de risco e fragilizado por conta do incêndio.

A área do deslizamento é alvo de monitoramento constante da Defesa Civil. Apenas este ano, as famílias do entorno receberam 315 vistorias de monitoramento da Defesa Civil e quatro ações educativas em escolas da região.

A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) está com mais de 100 pessoas trabalhando diretamente em serviços de limpeza de canaletas, drenagem e poda de árvores caídas desde a noite de sexta-feira (15). Até o momento, a Emlurb registrou a queda de 29 árvores. Dessas, 20 já foram removidas.

Os serviços no sistema de drenagem contam com o suporte de jatos de sucção e estão acontecendo diversos pontos da cidade, a exemplo da Subida da Betinha, em Nova Descoberta; Avenida do Forte, Cordeiro; Rua Quarenta e Oito com Conselheiro Portela, no Espinheiro, além das avenidas Caxangá e Abdias de Carvalho.

 

OPERAÇÃO INVERNO 2016

Lonas Plásticas: Foram colocados mais de 920 mil metros quadrados de lona plástica em 4.600 pontos de risco.

Vistorias: 14 mil vistorias realizadas este ano.

Visitas porta a porta: 7.000

Palestras/ações educativas: O foco desta ação está nas escolas e associações comunitárias. Foram realizadas até esta semana 90 ações.

Mutirão: Para reforçar o trabalho de prevenção, a Prefeitura do Recife já realizou 26 mutirões da Operação Inverno durante os finais de semana em áreas de risco da cidade. Nesses mutirões são realizados serviços de limpeza, colocação de lonas plásticas, remoção de entulhos, ações informativas e capinação.