NOTÍCIAS

| 17.05.11 - 18h08

Saúde comemora Dia da Luta Antimanicomial

A programação contará com atividades como aulão com profissionais do Programa Academia da Cidade e vacinação contra gripe

Por Natália Keise

O Dia da Luta Antimanicomial é comemorado nacionalmente todo dia 18 do mês de maio. Por esse motivo, a Prefeitura do Recife realiza nesta quarta-feira, das 9h às 18h, uma série de atividades para marcar o evento que ocorrerá no Pátio de São Pedro, no bairro de Santo Antônio, centro da Cidade. Intitulada “Não troco minha rede por um leito”, a ação contará com a participação maciça de usuários e profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e é voltada para o público em geral.

As ações organizadas para lembrar a data compreendem aulão de ginástica promovido pelos profissionais do Programa Academia da Cidade, que irão estimular e informar os presentes sobre a prática de exercícios físicos e a promoção da qualidade de vida. Também haverá apresentações culturais de usuários dos CAPS e shows do grupo Coco dos Pretos, de Chão de Estrelas, e da Orquestra Perfil, de San Martin, com repertório de sucessos das décadas de 70, 80 e 90. Outro atrativo do evento será a encenação da comédia “A Quase Morte de Zé Malandro”, espetáculo do Grupo de Teatro Drão, do Bongi. 

Paralelo a isso, haverá vacinação contra gripe para crianças de seis a 24 meses de idade, gestantes e idosos. O público ainda poderá aproveitar um brechó de roupas, sapatos e utensílios domésticos, barracas para venda de itens produzidos por pacientes e parentes dos centros de atenção psicossocial e oficinas de beleza, capoeira e percussão. De forma a contemplar quem for prestigiar o evento, os museus instalados no Pátio de São Pedro (Casa do Carnaval, memoriais Chico Science e Luiz Gonzaga e de Arte Popular) também estarão com horário estendido, até as 18h. 

A mobilização desta quarta-feira (18) objetiva sensibilizar a população sobre o tema, além de promover a inclusão social e valorizar a autoestima dos usuários da rede de atenção à saúde mental do Recife. A expectativa é que, ao longo do dia, mais de 500 pessoas participem de alguma forma da mobilização. 

Confira a programação:

9h – Aulão com os profissionais de educação física do Programa Academia da Cidade
10h – Apresentação cultural de usuários dos CAPS e outros artistas
11h – Show do grupo Coco dos Pretos
14h – Aulão com os profissionais de educação física do Programa Academia da Cidade
14h30 – Encenação da peça A Quase Morte de Zé Malandro
15h – Apresentação cultural de usuários dos CAPS e outros artistas
16h – Show da Orquestra Perfil