NOTÍCIAS

| 17.05.12 - 17h40

Moradores de Jardim São Paulo recebem orientações sobre hanseníase

Por Clarissa Macau

[caption id="attachment_18646" align="alignleft" width="334" caption="O exame preventivo foi realizado nas pessoas de diversas faixas de idade. Foto: Luciano Ferreira"][/caption]

Os moradores do bairro de Jardim São Paulo, atendidos pela Unidade de Saúde da Família Guarulhos, receberam na manhã desta quinta-feira (17), orientações importantes sobre os riscos de se contrair a hanseníase, doença transmitida por um bacilo que ataca os nervos periféricos podendo ocasionar lesões irreversíveis. Por isso foi realizado na comunidade o Dia do Espelho, ação que pretende auxiliar as pessoas na percepção de manchas que podem sugerir a doença.

Na ação, os moradores puderam aprender sobre a prevenção e o tratamento da enfermidade. Na ocasião aconteceu uma ação simultânea para usuários com mais de 40 anos foram beneficiados com várias ações de prevenção ao câncer bucal. Além disso, o público alvo para a vacina contra a gripe H1N1 – pessoas com mais de 60 anos, gestantes e crianças de seis meses até dois anos - receberam a dose, disponibilizada pela unidade até o dia 25 de maio.

A hanseníase, segundo a enfermeira da Equipe da Saúde da Família Joselma Lourenço “é uma doença que ataca os nervos e pode deixar sequelas”. O evento incentivou os moradores da comunidade de Jardim São Paulo a começar a observar o próprio corpo no espelho, no dia a dia, procurando manchas que podem ser acastanhadas, avermelhadas ou esbranquiçadas. Além disso, a doença pode se manifestar atipicamente “por meio de dormências nos músculos e nas articulações”, completou Joselma.

A aposentada de 66 anos, Joana de Souza, compareceu ao evento para tomar sua vacina contra gripe e acabou se examinando e aprendendo o método de autoexame de prevenção à hanseníase. “De agora em diante vou me olhar todos os dias no espelho, eu quero poder me prevenir”, garantiu. Joana não deixou de cuidar da saúde bucal usufruindo do atendimento feito pela odontologista da ESF, Mônica Marques, a fim de se prevenir, também, do câncer bucal.      

Na ação conjunta ao Dia do Espelho, a prevenção ao câncer de boca ajudou a identificar, a partir de consulta gratuita, sintomas como lesões orais. Os usuários que apresentam alguma anormalidade são encaminhados para a policlínica Agamenon Magalhães, Afogados. Além da consulta também foram ministradas palestras sobre o tema.