NOTÍCIAS

| 17.05.12 - 17h00

Prefeitura do Recife comemora Dia Nacional de Doação de Leite Humano

Ação acontece nesta sexta (18), na Maternidade Bandeira Filho
 
Por Tádzio Estevam

Nesta sexta-feira (18) a Secretaria de Saúde do Recife promove uma ação em comemoração ao Dia Nacional da Doação de Leite Humano, celebrado no dia 19 de maio.  A mobilização será na Maternidade Professor Bandeira Filho, em Afogados, para reforçar as ações que já são desenvolvidas em todo o território no tocante à doação de leite materno.

As atividades acontecerão a partir das 15h30 e vão reunir as mães doadoras, diretores dos Distritos Sanitários, Agentes Comunitários de Saúde da Zona Sudoeste do Município, alunos das escolas municipais dos bairros vizinhos e representantes da Rede Amamenta.

Durante a programação, serão oferecidas várias atividades. Palestras sobre a importância da doação e captação do leite humano serão dadas à população. De acordo com a organização do evento, a participação dos alunos é de suma importância porque eles atuam como agentes multiplicadores da informação e também ajudam a recolher os vidros adequados para a doação do leite.

Outro assunto que será abordado é o funcionamento do Banco de Leite Humano Municipal que funciona na maternidade desde 2009.

Antes da inauguração, a coleta do leite materno era feita com as pacientes na própria maternidade, que funcionava como posto de coleta do leite. De lá pra cá, o serviço passou a coletar o leite em outras maternidades e passou a funcionará 24h. Além disso, a pasteurização do leite era feita no hospital Agamenon Magalhães. Mas isso também mudou. Agora, o leite é colhido e pasteurizado na própria maternidade, o que facilita o trabalho dos profissionais.

Para a construção do espaço foram investidos R$ 40 mil nas instalações - pintura geral; ligação do Banco de Leite ao Grupo Gerador (gerador elétrico); revisão hidráulica com colocação de 03 lavatórios; revisão elétrica e implantação de novos pontos para as máquinas de pasteurização de todo o processo; instalação de pontos de ar condicionado tipo split em todas as salas e instalação de luminárias com proteção.