Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 17.05.16 - 19h54

Artesãs participam da Semana de Atividades do Centro da Mulher Metropolitana Júlia Santiago

img_alt

As participantes aprenderam a reutilizar materiais que são considerados descartáveis como bobinas e miçangas (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Diversas moradoras e artesãs do bairro de Brasília Teimosa e seus arredores participaram das oficinas de artesanato promovida pelo Centro da Mulher Metropolitana Júlia Santiago, equipamento da Prefeitura do Recife, em Brasília Teimosa, voltado para o empoderamento das mulheres, na Semana de Atividades.  Na tarde desta terça-feira (17), as participantes aprenderam como reaproveitar bobinas e miçangas e transformá-las, por exemplo, em bancos, suportes para plantas e bandejas. A oficina foi ministrada pela artesã Elisângela Lima que, há cinco anos, desenvolve técnicas de reaproveitamento de bobinas.  

A oficina tem como objetivo despertar nas mulheres a criatividade para reaproveitar materiais, que normalmente, são considerados descartáveis e que podem gerar lucro. "Essas oficinas são bem importantes porque a gente traz para a dona de casa e para a artesã peças baratas e que podem gerar renda. Esses materiais ( copos, bobinas, miçangas) podem ser reaproveitáveis. Quem não joga fora um copo de vidro? Hoje em dia, jogamos tantas coisas que não deveríamos no lixo e nem sabemos que podemos reaproveitá-las", disse Elisângela.

Pela primeira vez, a dona de casa Terezinha Barros de Araújo, de 58 anos, fez uma oficina de artesanato. Ela descobriu que quer ser artesã e garantir uma renda, já que deixou de trabalhar como manicure há um tempo. "Eu jogava muito copo fora e agora não jogo mais. Ontem, eu sai e vi um saco cheio de couro em retalhos e vi que poderia aproveitar para fazer alguma coisa. Recentemente, fiz um banco de garrafa pett. Estou adorando", comentou.  

Já a serviços gerais Roseana Araújo já fez diversos cursos de artesanato no Júlia Santiago. Descobriu a nova profissão quando sofreu um acidente de trabalho e resolveu utilizar a criatividade para gerar uma nova renda. "Foi uma fisioterapia maravilhosa, sai da depressão e vou tentar uma nova vida. Aqui, no Júlia, comecei a viver de novo. Pretendo me tornar artesã e estou gostando de cada coisa que eu faço. É muito gratificante um porque é um trabalho meu. Me sinto viva de novo, me sinto mulher", disse.

Para finalizar a Semana de Atividades, haverá, nesta quarta-feira (18), uma terapia comunitária. São disponibilizadas 15 vagas. As inscrições podem ser realizadas, na hora, no próprio Centro, ou através do telefone 3183. 2994.  A Semana é promovida pelas Secretarias da Mulher do Recife e de Pernambuco.