Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 17.05.16 - 19h35

Programa Vida Saudável Geraldão inicia avaliação física e nutricional dos servidores

img_alt

Durante todo o dia, a equipe foi avaliada por uma nutricionista e um educador físico, que fizeram diagnóstico e deram orientações (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

 

O programa Vida Saudável Geraldão, lançado pela Prefeitura do Recife para estimular os funcionários do ginásio municipal a cuidar melhor da saúde, deu início, nesta terça-feira (17), às avaliações física e nutricional dos servidores da autarquia. Durante todo o dia, a equipe foi avaliada por uma nutricionista e um educador físico, que fizeram o diagnóstico de cada um e repassaram orientações sobre como melhorar a saúde e a qualidade de vida. A partir da próxima semana, terão início as atividades de ginástica e dança após o expediente. 

Além da avaliação nutricional e física, palestras, o programa Vida Saudável Geraldão vai proporcionar acompanhamento personalizado e exercícios acompanhados por profissionais de educação física para os cerca de 35 servidores do órgão municipal. "É uma ideia excelente. Trabalho no Geraldão desde 1981 e nunca vi nenhuma iniciativa como essa, voltada para os funcionários. Já descobri que preciso perder 5 kg", diz a agente administrativa Jacy Severina da Conceição. 

Para ter acesso ao programa, basta ser servidor da autarquia e passar pelas avaliações nutricional e física. "O projeto está muito bem desenvolvido. Cuidar da própria saúde é essencial para um profissional de esporte e lazer. É inovador nós podermos fazer isso no ambiente de trabalho", afirma a coordenadora pedagógica do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), Josineide Alves Morais. 

A ideia do programa é acompanhar a rotina da equipe e oferecer o acompanhamento necessário para os que desejarem emagrecer, ganhar peso, deixar de fumar ou apenas mudar a rotina para ter mais qualidade de vida. Funcionária da casa desde 1990, a nutricionista Célia Silva é a profissional responsável pela avaliação nutricional. "É muito bom poder exercer minha profissão num programa como esse. Estou fazendo o que sempre sonhei", conta ela, que entrou no Geraldão como auxiliar de serviços gerais e concluiu o curso universitário em 2005. 

"Hoje vivemos uma epidemia de obesidade, com graves consequências. Vamos estimular o servidor a buscar uma vida melhor, mudando seus hábitos alimentares e praticando mais atividade física", afirma o presidente do Geraldão, Paulo Cabral. O coordenador do Vida Saudável Geraldão, Renan Guedes, acrescenta que o programa foca nas áreas nutricional e física. "No final do expediente, os servidores poderão participar de atividades de ginástica e dança. Além disso, vamos estabelecer metas para serem cumpridas, com benefícios para quem conseguir atingí-las", detalha.