img_alt Controladoria Geral do Município - CGM

NOTÍCIAS

Controladoria | 17.05.22 - 20h38

Controladoria-Geral do Município reúne agentes públicos e apresenta Programa de Governança

img_alt

Programa prevê ações direcionadas para alcançar os objetivos do Planejamento Estratégico (Foto: Marcos Pastich/PCR)

A Controladoria-Geral do Município reuniu, nesta terça-feira (17), um grupo específico de servidores da Prefeitura ao qual foi apresentado o Programa de Governança do Recife. Coube ao controlador-geral do município, Ricardo Dantas, apresentar as diretrizes do programa, cujo conceito se refere a um processo constante e gradual de transformações nos órgãos e entidades que compõem o Poder Executivo, permitindo que suas ações estejam direcionadas ao atingimento dos objetivos apresentados no Planejamento Estratégico "Recife na Rota do Futuro". 

 

O público-alvo do evento foi de agentes públicos que exercem atribuições ligadas aos mecanismos da governança pública (liderança, estratégia e controle). Dantas explicou aos participantes que a Governança Pública é a aplicação de práticas de liderança, de estratégia e de controle. “Elas permitem aos gestores de uma organização e às partes nela interessadas avaliar sua situação e demandas, direcionar a sua atuação e monitorar o seu funcionamento, de modo a aumentar as chances de entrega de bons resultados aos cidadãos, em termos de serviços e de políticas públicas. Quem não mede, não gerencia", destacou o Controlador-Geral.

 

Sobre o Programa de Governança, foi apresentada a estrutura, a avaliação e o diagnóstico para aferir o nível de maturidade da governança dos órgãos e entidades, que resultará na elaboração de um Plano de Governança específico. Também foi ressaltada a figura do Agente de Governança, papel importante que deverá atuar como interlocutor, perante o Comitê Municipal de Governança e a Controladoria-Geral do Município (CGM). O agente será responsável por responder um questionário que deverá ser entregue à CGM até o final de maio. 

 

Dantas ressaltou ainda que o grande beneficiado com o Programa de Governança é o cidadão. "O programa contribui para a melhoria da qualidade dos serviços prestados, dotando os órgãos e entidades de ferramentas, metodologias e todo um ambiente propício à boa Governança, onde as políticas públicas definidas no Planejamento Estratégico sejam melhor aplicadas para atender as necessidades da sociedade", acrescentou.