NOTÍCIAS

Cultura | 17.06.13 - 16h33

ProJovem Urbano debate a cidadania nas comunidades

[caption id="attachment_35422" align="alignnone" width="680"] Cerca de 60 estudantes e familiares assistiram a encenação teatral e apresentação do coral. (Foto: Inaldo Menezes/PCR)[/caption]

Eventos dos Planos de Ação Comunitária (PLA) discutem direitos da juventude, sexualidade e exploração infantil das escolas municipais do Recife participantes do programa

Com finalidade de socializar as propostas dos Planos de Ação Comunitária (PLA), o ProJovem Urbano, da Secretaria de Educação do Recife, está realizando eventos públicos abertos à comunidade em escolas municipais que desenvolvem o programa. Na noite da última quinta-feira (13), a ação chegou à Escola Municipal Sede da Sabedoria, em Santo Amaro. Foram apresentados temas como juventude e suas escolhas, sexualidade e exploração infantil.

Durante as aulas que precederam o encontro, os cerca de 120 alunos do ProJovem da Sede da Sabedoria foram estimulados, por professores, a pesquisar, identificar, discutir, construir e executar propostas para solucionar ou minimizar os problemas de sua comunidade. Outras nove unidades de ensino receberam a atividade este ano.

Na ação da noite de quinta (13), cerca de 60 estudantes e familiares assistiram a encenação teatral e apresentação de coral, além de conferir exposição de cartazes que enfatizam os problemas sociais das comunidades do bairro de Santo Amaro e do entorno.

“Esse evento vem mostrar a dimensão da intervenção do programa junto aos alunos na comunidade, servindo como primeiro passo da proposta para modificação da vida deles”, ressaltou Elisana Rosa de Araújo, assistente pedagógica do ProJovem Urbano do Recife.

A estudante Emanuela Helena do Nascimento, 30 anos, moradora da comunidade do Chié, em Campo Grande, reforçou a importância de ter voltado a estudar por meio do ProJovem Urbano do Recife. “Voltar para a escola me trouxe a esperança de terminar os estudos e poder me qualificar para o mercado de trabalho, além de ajudar minha filha nas atividades escolares.”

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens, o ProJovem Urbano, atende no Recife a jovens de 18 a 29 anos, com o objetivo de reinseri-los na escola, elevar a escolaridade, iniciar o processo de qualificação profissional e desenvolver ações comunitárias de interesse público.