Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 17.06.16 - 18h49

Secretaria de Educação do Recife apresenta PNAIC 2016

img_alt

Formações, que só aconteciam aos sábados, passarão a ser realizadas nos dias de semana, possibilitando o envolvimento de todos os 1,4 mil professores que atuam do 1º a 3º ano (Foto: Lú Streithorst/PCR)

 

A Prefeitura do Recife apresentou, nesta sexta-feira (17), o novo formato do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC 2016). O evento aconteceu durante toda a manhã, na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife (Efaer) Professor Paulo Freire, com a participação de coordenadores e técnicos pedagógicos ligados à Divisão de Alfabetização e Letramento da Secretaria de Educação do Recife, além de formadores da própria Efaer Paulo Freire. O PNAIC é um programa do Governo Federal que busca, em parceria com os estados e municípios, alfabetizar as crianças até os 8 anos de idade.

Presente ao encontro, o secretário-executivo de Gestão Pedagógica, Rogério Morais, afirmou que aquela era uma das capacitações mais importantes do ano. "Até o ano passado, essa formação do PNAIC acontecia apenas aos sábados. A partir deste ano, será estendida para os dias de semana, o que vai possibilitar o envolvimento de todos os 1,4 mil professores que atuam do 1º ao 3º ano, com reflexo quase imediato em sala de aula",  ressaltou.

A gerente-geral de Planejamento e Monitoramento Pedagógico da Secretaria, Renata Jatobá, lembrou que a meta da Secretaria de Educação é ter 100% dos alunos da rede alfabetizados até o final do 3º ano. "A alfabetização consiste em dois momentos distintos. No 1º ano é promovida a apropriação do sistema de escrita alfabética, enquanto que, no 2º e 3º anos, a criança consolida os demais eixos da língua portuguesa: leitura, produção de texto, análise linguística e oralidade", explicou. 

A coordenadora pedagógica Patrícia Batista Bezerra Ramos disse que o novo formato do PNAIC vai ser positivo para professores e estudantes. "Essa extensão da formação vai permitir que cada professor aplique as orientações recebidas diretamente em sala de aula, dentro de seu horário de trabalho. Já o aluno terá condições de aprender de forma mais rápida", argumentou. A apresentação contou com a participação da coordenadora local do PNAIC 2016, Marilda Sobral, ligada à Divisão de Alfabetização e Letramento.

ALFABETIZAÇÃO - O PNAIC, que envolve a formação de professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, é desenvolvido em consonância com o Programa de Letramento do Recife (Proler), da PCR, que  objetiva garantir a alfabetização do estudante até o 1º ano - dois anos a menos que o preconizado pelo Ministério da Educação (MEC). Desta forma, nas escolas, creches e creches-escolas da rede municipal de ensino do Recife, as crianças começam a aprender a ler no grupo 4 da Educação Infantil.