NOTÍCIAS

| 17.07.12 - 13h01

Futuras Doulas Comunitárias vivem na prática a experiência da profissão

Começa nesta terça (17) a parte prática do curso de formação das novas profissionais que irão auxiliar mulheres na hora do parto

Concluída a parte teórica do curso de formação de Doulas Comunitárias e Voluntárias do Recife na última semana, agora será a vez das futuras profissionais prestarem de fato assistência às gestantes na hora do parto. Teve início nesta terça-feira (17) a segunda etapa do curso que consiste em colocar em prática o que foi aprendido em sala de aula. As futuras doulas se dividirão em dois plantões nas maternidades Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura), para cumprirem a carga horária.

Durante esta última e decisiva etapa, as alunas receberão orientações de suma importância das doulas que já exercem a função como utilizar alguns instrumentos, a exemplo do cavalinho (tipo de assento com apoio na parte da frente, onde a gestante exercita os músculos e recebe massagens que facilitam o momento do parto e aliviam contrações). Além disso, aproveitando a oportunidade de estar em contato direto com as pacientes, as futuras doulas vão colocar em prática as técnicas de recebimento, acolhimento e acomodação que fazem parte da rotina das maternidades.

Após o encerramento do curso, as participantes que tiverem uma boa desenvoltura e se encaixarem no programa que já existe há dez anos no Recife já estarão aptas a trabalhar voluntariamente, oferecendo suporte físico e emocional às mulheres em trabalho de parto e atuando junto a outros profissionais nos métodos de atenção humanizada dentro das unidades de saúde.

O Recife é uma das poucas cidades brasileiras nas quais as Doulas atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente o serviço conta com quase 60 mulheres que trabalham voluntariamente na área e moram perto das maternidades onde atuam. O curso de formação é uma parceria entre as secretariais de Saúde e Direitos Humanos e Segurança Cidadã e pretende capacitar cerca de 30 mulheres ainda este ano.

ASSUNTOS: