NOTÍCIAS

Cultura | 17.07.14 - 19h07

Seminário Internacional reúne 350 pessoas para debater a temática drogas e redução de danos

[caption id="attachment_47550" align="alignleft" width="680"] Até amanhã (18), cerca de 350 profissionais da rede de Saúde e Assistência Social, além de estudantes e professores, vão discutir políticas públicas e práticas profissionais sobre drogas e redução de danos. (Foto: Ivanildo Francisco/PCR)[/caption]

O intercâmbio de experiências é uma das principais atividades dentro Seminário Internacional Sobre Drogas e Redução de Danos, que foi aberto nesta quinta-feira (17), no Centro de Convenções de Pernambuco. Até amanhã (18), cerca de 350 profissionais da rede de saúde, da Região Metropolitana do Recife e Caruaru, além de estudantes e professores da área, vão discutir políticas públicas e práticas profissionais sobre drogas e redução de danos. O evento envolve ainda as Secretarias de Educação, Esporte e Mulher.

Durante a abertura do Seminário, a secretária de Saúde do Estado, Ana Maria Albuquerque, enfatizou a importância da realização de um evento voltado para o enfrentamento às drogas. “Ainda é preciso enfrentar os desafios que aparecem no caminho, mas a troca de experiências e conhecimentos facilita para que haja o fortalecimento do sistema como um todo”, disse Ana Maria.

Ainda no primeiro dia, houve apresentação do espetáculo teatral A Gente Já Disse Tudo, da equipe Projeto Fábrica, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Os participantes participaram de três mesas redondas – ‘Desenvolvimento Internacional de Redução de Danos’, Internação Compulsória e Direitos Humanos’ e ‘Práticas de Redução de Danos e Cuidado ao Usuário de Drogas em Vancouver, Canadá’.

No segundo dia do seminário, foram realizadas duas mesas redondas, com os temas ‘A Política de Redução de Danos e o Cuidado à População em Situação de Rua’ e ‘O Território e as Práticas de Cuidado, tendo a última sido mediada pela coordenadora de Saúde Mental do Recife, Telma Melo.

Nesta sexta-feira, 18, a partir das 14h, a coordenadora de Saúde Mental do Recife, Telma Melo, mediará outra mesa redonda, cujo tema é “O Território e as Práticas de Cuidado’. Para ela, a grande vantagem do evento é a possibilidade de mostrar os projetos executados pela Secretaria de Saúde do Recife e aprender com outros municípios. “No Recife, temos uma política intersetorial que contempla 14 secretarias, o que amplia as possibilidades de debate”, avaliou.

O evento é promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em parceria com as Prefeituras Municipais do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Caruaru, além do Conselho Regional de Psicologia, Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas e a Organização Internacional Open Society Foundation

Estande – A Secretaria de Saúde do Recife também marca presença no evento, no estante da Prefeitura do Recife. Além dos serviços das Secretarias da Mulher e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, os visitantes poderão conhecer o trabalho do Consultório de Rua (iniciativa voltada para a saúde da população em situação de vulnerabilidade social). Profissionais que atuam no Grupo de Teatro Consultório de Rua com equipes do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), de Agentes de Redução de Danos – DSTs/Aids e Hanseníase também estão no local prestando informações.

Serviço:
Evento: Seminário Internacional Sobre Drogas e Redução de Danos
Data: 17 e 18 de julho
Horário: 8h às 18h
Local: Teatro Beberibe, Centro de Convenções de Pernambuco