Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 17.07.18 - 16h39

Recife recebeu apresentação da Esquadrilha da Fumaça

img_alt

O evento, que costumava acontecer na orla de Boa Viagem, lotou o Marco Zero e o Recife Antigo (Foto: Wesley D´Almeida/PCR))

 

Cerca de quarenta mil pessoas assistiram a demonstração da esquadrilha da fumaça no Marco Zero, Recife Antigo, no último dia 16, feriado municipal de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade. Foi a primeira vez que a esquadrilha se apresentou no Recife com as suas novas aeronaves A-29 Super Tucano. O show emocionou crianças, jovens e adultos.
 
"O fato do evento sair da Orla de Boa Viagem e vir para o Marco Zero, Recife Antigo, coração da nossa cidade, se alinha ao trabalho que a Prefeitura do Recife vem fazendo para revitalizar e fomentar as atividades no bairro. E acho que todos aprovaram essa mudança, pois foi tudo muito bonito e lotou de famílias.", comentou Ana Paula Vilaça, Secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife.
 
De acordo com o Comandante do CINDACTA III, Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo, "A importância de um evento como esse é ter a oportunidade da Força Aérea Brasileira poder homenagear o Recife no dia de sua Padroeira, trazer a Esquadrilha da Fumaça que não se apresentava desde 2012, e agora com as novas aeronaves Super-Tucano é um show totalmente diferente, pois são aviões mais rápidos, fazendo novas manobras”. 
 
O evento contou ainda com apresentações musicais, onde participaram os cantores Waldonys e Cezzinha do Acordeon, além da Orquestra de Crianças e Jovens de Feira Nova, que antes do show no Marco Zero, recepcionou a esquadrilha no Hangar do CINDACTA III. Ainda no local foram recolhidos livros por meio da Campanha Doe Um Livro, além de serem realizadas instruções de massagem cardiorrespiratória, por médicos da Sociedade Brasileira de Cardiologia em Pernambuco. 
 
O evento faz parte das comemorações alusivas ao dia de nascimento do Patrono da Aeronáutica, Alberto Santos Dumont, 20 de julho.
 
História
 
Com mais de 3.800 demonstrações realizadas no Brasil e em 21 países, a Esquadrilha da Fumaça representa para milhares de pessoas a oportunidade de estabelecer contato, de maneira emocionante e inesquecível, com a Força Aérea Brasileira. Toda apresentação conta com sete pilotos em sete aeronaves. Cada posição de voo tem uma função específica. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução. Geralmente, a demonstração da Fumaça tem duração de 35 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias.
 
* Com informações da Assessoria de Comunicação das Forças Aéreas Brasileiras
 
* crédito das fotos: Forças Aéreas Brasileiras/ Divulgação