Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 17.07.20 - 16h18

Centro Apolo-Hermilo convida para mais uma conversa virtual sobre as artes cênicas


No segundo encontro do Projeto Vivências, na próxima segunda-feira (27), a conversa será com Joca, um dos mais antigos funcionários do Teatro Santa Isabel, mão na roda da engrenagem cênica recifense desde a década de 1970
 
Na próxima segunda-feira (27), o Centro Cultural Apolo-Hermilo convida artistas e público a driblar as impossibilidades impostas pela pandemia para se dedicar ao teatro na teoria e na internet. A partir das 20h, o Projeto Vivências, de registro de memórias para reflexão e celebração das artes cênicas em Pernambuco, recebe para uma conversa comprida um dos mais antigos funcionários do Teatro Santa Isabel, mão na roda da engrenagem cênica recifense desde a década de 1970.

João do Carmo Bezerra Cavalcante, mais conhecido como Joca, é atualmente diretor de palco e gerente de infraestrutura da casa, para a qual foi levado por Ariano Suassuna, nos idos da década de 1970, onde já atuou como eletricista e iluminador de palco. Joca conversará com os provocadores e/ou atores, autores, gestores culturais, realizadores e profundos conhecedores da arte pernambucana Paulo de Castro, Carlos Carvalho, Eron Vilar, Horácio Falcão e Leda Alves, que já foi gestora do equipamento e é secretária de Cultura do Recife desde 2013.

A conversa será na plataforma Zoom. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo Sympla, no link: https://www.sympla.com.br/projeto-vivencias-convida-joca-nova-data__916848. As vagas são limitadas.

O Projeto Vivências é uma realização do Centro de Cultural Apolo Hermilo e Centro de Documentação Osman Lins, mantidos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Sobre Joca - Segue um breve currículo de um dos mais antigos funcionários do Teatro Santa Isabel, que já atuou em quase todas as funções do organograma do equipamento cultural histórico, além de ter dedicado também seu empenho e conhecimento a outros equipamentos municipais:
 
 
1976 - Eletricista de Cênica (Teatro Santa Isabel)

1976 - Iluminador (Teatro Santa Isabel)

1990 - Assistente técnico (Teatro Santa Isabel)

1990-1992 Diretor dos teatros Apolo e Hermilo

1992 - Diretor do Teatro Barreto Júnior

1992 - Assistente Técnico (Reforma do Teatro Santa Isabel)

1992-2000 - Iluminador e Assistente Técnico do Teatro Santa Isabel (após reforma)

2000-2002 - Técnico de Iluminação do Teatro de Santa Isabel

2002-2012 - Diretor de Palco do Teatro Santa Isabel

2013-2020 - Diretor de Palco e Gerente de Infraestrutura do Teatro Santa Isabel