NOTÍCIAS

Cultura | 17.08.13 - 22h15

Abertura do festival de literatura A Letra e A Voz

[caption id="attachment_37425" align="alignleft" width="680"] No sábado, o festival teve a programação dedicada para as crianças. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O primeiro dia do A Letra e A Voz – 11º Festival Recifense de Literatura começou às 10h com a exposição Sem Palavras, que encantou crianças e adultos no Museu Murillo La Greca com as ilustrações de André Neves e abriu a 1ª Mostra de Literatura para Infância e Juventude. Um detalhe importante é que as ilustrações ficam expostas em uma altura mais baixa, privilegiando o campo de visão das crianças. Às 11h, André Neves participou de um bate-papo com o público, que contou com mediação da sua irmã Elma, também ilustradora. Durante o "Blá-Blá com o ilustrador", ele respondeu perguntas sobre a carreira, infância e o seu processo de criação, e ainda fez ilustrações ao vivo.

Elma, que é pernambucana radicada na Paraíba, também participou de um “Blá-Blá com o ilustrador”, às 14h, com mediação Érica Verçosa. Ela mostrou para as crianças alguns livros que marcaram a sua carreira, falou sobre suas inspirações e citou o seu irmão André Neves como a sua maior referência na ilustração. Às 16h, ocorrou o debate "O livro de imagem e a imagem do livro para infância", com André Neves e Odilon Moraes. Fechando o dia, o músico Juliano Holanda fez show às 20h, apresentando o seu álbum “A arte de ser invisível” com recital de música e poesia e a presença de vários convidados.

Neste domingo (18) na programação do A Letra e A Voz – 11º Festival Recifense de Literatura acontecem encontros com os autores no momento “Blá-Blá com o Ilustrador”: Myrna Maracajá (PE) e Tati Móes (PE) , além do debate “Arte de editar ideias” , com a presença de Daniela Padilha (SP), Manoel Constantino (PE) e Rodrigo Neves (PE). Já na segunda-feira (19) tem oficina de formação com a ilustradora e Designer Anelise Zimmermann (RS) abordando O desenho e designer no livro para infância numa programação para crianças, jovens, adultos e toda família fazerem juntos. O público pode conferir a exposição Sem Palavras, do pernambucano André Neves o último dia do festival 1º de setembro, no Museu Murillo La Greca.

  • 18 de agosto (domingo)

10h
Blá-Blá com o Ilustrador
Convidado: Tati Móes (PE)
Mediação: Roberta Ramos (PE)


14h
Blá-Blá com o Ilustrador
Convidado: Myrna Maracajá (PE)
Mediação: Marcus Rodrigues (PE)

16h às 18h
Debate: a arte de editar ideias
Convidados: Daniela Padilha – Editora Jujuba (SP), Manoel Constantino (FCCR) e Rodrigo Neves – Editora Paés (PE)

  • 19 de agosto (segunda-feira)


14h às 18h
Oficina de formação
O desenho e o designer no livro para infância
Orientação: Anelise Zimmermann (RS)
Público-alvo: professores, artistas, editores, ilustradores