Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 17.08.16 - 19h01

XIV Festival Recifense de Literatura lança um olhar sobre a produção feminina

Palestras, oficinas e apresentações artísticas acontecerão entre os dias 24 e 28 
 
Há Letra e Há Voz na Mulher. Durante cinco dias, mesa de debates, ações formativas, recitais e Feira Literária, em várias partes do Recife, vão comprovar a afirmação do XIV Festival Recifense de Literatura “A letra e a voz”.  Esse ano, ao invés de um homenageado, o Festival trará a temática feminina. As mesas acontecerão na Av. Rio Branco, de quarta a sexta-feira. Sábado e domingo, durante a Festa do Livro, o espaço também abrigará recital poético e contação de histórias. Haverá ações ainda nas Bibliotecas de Afogados, Casa Amarela e Compaz. “A Letra e a Voz” é uma realização da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura, em parceria com as Secretarias da Mulher, de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, e de Turismo e Lazer.

A ideia da XIV edição é oferecer o “microfone” para as mulheres, já que existe uma produção literária latente e relevante feita por elas no país, e, sobretudo, em Pernambuco. “Acreditamos que o lugar da mulher é onde ela queira estar. A programação lança um olhar sobre a literatura, mas também traz o hibridismo com outras linguagens artísticas compondo um pequeno recorte do que elas criam e da qualidade com que realizam”, explica a curadora do Festival, Rita Marize.

Serão cinco mesas temáticas. Na quarta-feira, Berenice Bento (RN), Micheliny Verunschk – (PE/SP) e Renata Pimentel (PE), discutem “Mulher, Literatura e Mercado”. Na quinta-feira, acontecerá uma “Conversa com a poesia” com Socorro Nunes (PE), Clarissa de Figueirêdo (PE) e Mariana Tabosa (PE), sob a mediação de Pedro Américo de Farias (PE). Na sequência, Silvana Menezes(PB/PE), Carol Bensimon (RS) e Mariane Bigio (PE) discutem “De quem é a escrita? Da mulher, do homem, ou da gente?”.

Na sexta-feira, a produção de jovens escritoras será vista na mesa “Literatura da hora”, com Bárbara Nunes (PE), Luna Vitrolira (PE) e Isabelly Moreira (PE), Renata Santana (PE) faz a mediação. Encerrando a programação de debates, uma conversa em que as convidadas falam das principais influências em sua criação artística e o que as consomem, as inquietam no processo criativo da escrita: Que literatura te (tu) consome(s)? A provocação será realizada por um homem: Inácio França (PE), às escritoras Ivana Arruda Leite (SP), Vitória Lima (PB) e  Cida Pedrosa (PE).

No sábado, as Secretarias da Mulher e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, dão vez e voz às mulheres no Recital: Eu, Poeta! Com as escritoras e recitadoras: Luana Maysa Reis de Sousa (PE) e Ana Carla Lemos (PE). Completando a programação, o Recital Poético organizado por Altair Leal e a apresentação do grupo “As Severinas”, vindo do sertão de Pernambuco.
 Domingo é a vez da criançada participar  da contação de histórias com a Cia. Agora eu era... (PE).

Ações descentralizadas - As Bibliotecas Públicas de Afogados, Casa Amarela e o Compaz receberão as atividades formativas. Em Afogados, de quarta a sexta, acontece a oficina Contação de Histórias   “Floreando aquilo que me contaram”, com Fabiana Coelho (PE). Já Casa Amarela recebe a “Oficina de Literatura de Cordel Para Crianças” com Mariane Bigio (PE).  “O empoderamento feminino através do cordel”, com Susana Morais (PE) será a oficina oferecida no Compaz,  sexta e sábado.

Festa do Livro - Marcando o encerramento do Festival, há 14 anos, a Festa do Livro consolida-se como uma das mais significativas feiras da programação cultural da cidade. A Avenida Rio Branco transforma-se, durante uma semana, num amplo espaço para levar o livro mais perto do público, com atividades que contribuem para a formação de novos leitores e divulgam a produção literária local.

São mais de 25 expositores, selecionados através de edital público, participando ativamente das atividades propostas pela programação geral do Festival Recifense de Literatura e de ações que eles mesmos, livreiros, sebistas e cordelistas programam para os seus estandes. Entre os destaques: lançamentos de novas edições, sessão de autógrafos dos autores, homenagem aos escritores locais, recitais poéticos e uma atenção especial ao público infanto-juvenil.

Ao longo da Avenida Rio Branco, a Prefeitura do Recife disponibiliza, para os expositores e para um público que aumenta a cada ano, uma bonita e bem produzida estrutura física para a realização da Festa do Livro. No domingo, O Recife Antigo de Coração, que abrange todo o Bairro do Recife no último domingo de cada mês, acolhe e valoriza a Festa do Livro atraindo um público de gosto variado e de todas as faixas etárias.
 
HORÁRIOS:
 
Quarta 24 e quinta 25: das 17h às 21h
Sexta 26: das 14h às 21h
Sábado 27 e domingo 28: das 9h às 21h
 
CONFIRA: