Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

NOTÍCIAS

Política Urbana | 17.08.21 - 17h30

Prefeitura inicia pela Bomba do Hemetério ações de fiscalização para cumprimento do decreto estadual de prevenção à covid-19

img_alt

Bairro da Zona Norte foi escolhido por ter registrado cenas de aglomeração, música alta e consumo de bebida alcoólica no final de semana. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

A Prefeitura do Recife iniciou, nesta terça-feira (17), pelo bairro da Bomba do Hemetério, na Zona Norte, uma série de ações de fiscalização para reforçar o cumprimento do decreto estadual de restrições contra a covid-19. Participaram servidores da Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon), Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e Brigada Ambiental. Pelo governo do Estado o Procon marcou presença. A ação visa orientar comerciantes e moradores para a necessidade do respeito às regras sanitárias de combate à pandemia. No último final de semana o bairro registrou cenas de aglomeração, consumo de bebida alcoólica e música alta.

A fiscalização teve caráter educativo. Pontos de comércio - formal e informal - foram abordados e os proprietários foram alertados sobre a importância de continuar com as medidas de prevenção: uso de máscara, higienização constante das mãos e distanciamento social, além da adesão ao esquema de vacinação. Além disso, foi dado o alerta para que as pessoas não compareçam a eventos como o registrado no último final de semana, sob pena de aumentar a possibilidade de contágio pelo novo coronavírus.

"Quem for pai ou mãe, que converse com os filhos. Quem for adulto e cogitar ir a um evento como aquele, lembre-se de que a pandemia ainda não acabou e que, apesar dos avanços que o Recife tem experimentado com a vacinação e a ocupação decrescente de leitos de UTI, só com a união dos esforços de todas as pessoas é que vamos conseguir evitar o contágio", explicou a Secretária Executiva de Controle Urbano, Marta Lima. Ela lembra que o município já tem 40% da população imunizada. "Foram meses de muito trabalho duro de milhares de pessoas para chegarmos nesse estágio e não podemos colocar isso tudo a perder com festas irregulares e desrespeito às normas sanitárias".

Na Bomba do Hemetério, muitas pessoas foram aconselhadas e usar máscaras. Arte-educadores do projeto Bora se cuidar circularam com mensagens de apoio à prevenção e distribuíram máscaras para os moradores. Um comerciante, que preferiu não se identificar, alertou que a adesão à proteção facial é baixa na localidade, e que é preciso coibir a entrada de carros de som - conhecidos como "paredões" - nos finais de semana. "A ação dessa terça-feira tem caráter educativo, mas avisamos que será observado tudo que compete ao município: controle urbano, observação de licenças e condições sanitárias dos estabelecimentos. Continuamos em apoio ao governo do Estado nas fiscalizações mais amplas", explica a secretária.