NOTÍCIAS

Juventude | 17.09.15 - 19h06

Agência de Emprego do Recife capacita funcionários para atender pessoas com deficiência

img_alt

Iniciativa da Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, foi realizada na tarde desta quarta-feira (17). (Foto: Antônio Tenório/ PCR)

 Os funcionários da Agência de Emprego do Recife, localizada na Avenida Rio Branco, participaram de uma capacitação sobre o atendimento a pessoas com deficiência, na tarde desta quinta-feira (17), com o objetivo de assegurar que os trabalhadores recifenses sejam atendidos dentro de suas especificidades e com qualidade. A iniciativa da Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, também visa preparar a equipe para o Dia Nacional de Contratação da Pessoa com Deficiência e Reabilitados - Dia D, evento que será realizado no dia 25 de setembro.

"A mudança de atitude é o principal foco dessa capacitação para alcançarmos um tratamento igualitário, com respeito e garantindo oportunidades para as pessoas com deficiência", explicou o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comud/Recife), Paulo Fernando, que esteve à frente da atividade. Os funcionários da Agência de Emprego do Recife também tiveram a oportunidade de aprender sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para otimizar o atendimento.

Para o secretário de Juventude e Qualificação Profissional do Recife, Jayme Asfora, iniciativas como essa visam melhorar a vida das pessoas com deficiência. "É também uma forma de buscar reduzir a exclusão social a partir da inserção delas no mercado de trabalho", pontuou.

DIA D - Em 25 de setembro, acontece o Dia Nacional de Contratação da Pessoa com Deficiência e Reabilitados - Dia D, que é uma iniciativa nacional encabeçada pelo Ministério do Trabalho e Emprego voltada para pessoas com deficiência ou que tenham cumprido o Programa de Reabilitação Profissional pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). A mobilização será realizada no posto de atendimento da Agência de Emprego do Recife localizada na Avenida Rio Branco, reunindo em um mesmo espaço empresas que devem cumprir cotas de inclusão e os trabalhadores que se encaixam nesse perfil e que pretendem ingressar no mercado de trabalho ou se recolocar.

Neste dia, o atendimento na Agência de Emprego do Recife (Avenida Rio Branco, 155, Bairro do Recife) será prioritariamente voltado para as pessoas com deficiência ou que tenham cumprido o Programa de Reabilitação Profissional pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). As demais pessoas deverão se dirigir aos postos localizados em Casa Amarela (Avenida Norte, 5.600) e Afogados (Estrada dos Remédios, 162).