NOTÍCIAS

Defesa Civil | 17.09.15 - 09h35

Audiência pública debateu medidas da Prefeitura para áreas em situação de risco

Audiência proposta pelo vereador Almir Fernando (PCdoB) aconteceu nesta quarta-feira (16), Câmara de Vereadores do Recife

Nesta quarta-feira (16), representando a Prefeitura do Recife, o secretário executivo de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Tullio Ponzi, e o secretário executivo de Defesa Civil, coronel Cássio Sinomar, participaram de uma audiência pública que teve como tema: “Áreas em situação de riscos: medidas preventivas e contenção de encostas”. O encontro aconteceu na Câmara dos Vereadores do Recife e reuniu moradores de várias localidades da cidade.

“Não é mais possível fazer gestão pública sem a participação popular. Tem que ter engajamento e cobrança. Todas as nossas ações são para promover a qualidade de vida e segurança de vocês. Já demos início a um pacote de 640 obras, com investimentos de sete milhões”, destacou Ponzi.

Após apresentar as ações da Sedec, o coronel Cássio Sinomar destacou a importância da interação com a sociedade. “Defesa civil não se faz sem o apoio da população. É muito importante a participação de vocês. Existem casos onde uma simples ação de prática segura pode evitar um acidente”, explicou.

Na audiência, foram debatidos vários tópicos, como aplicação de geomanta impermeabilizante; programa Parceria nos Morros; Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) e Operação Inverno. “Só esse ano, colocamos 3 milhões de metros quadrados de lona plástica, que é o equivalente a 500 campos de futebol”, enfatizou o coronel Cássio Sinomar.

Para o vereador Almir Fernando (PCdoB), autor da proposta da Audiência Pública, o objetivo foi alcançado. “É de fundamental importância a discussão das ações preventivas e da identificação e análise das áreas de morro para reduzir os riscos”, disse. Além explanarem suas demandas, os participantes também se colocaram à disposição para ajudar no trabalho da PCR. “Temos total interesse em participar do Nudec e realizar um trabalho que possa melhorar nossa comunidade”, garantiu Gaudêncio Carioca, morador do bairro de Passarinho. Ainda esteve compondo a mesa, o assessor da Presidência do Conselho de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea), Cristiano Silva, que entre outros assuntos, fez questão de elogiar a aplicação de geomanta por parte da PCR.

2015 – Esse ano, a Defesa Civil já realizou mais de 44.200 vistorias técnicas para monitorar imóveis em áreas de risco da cidade. Esse ano, a geomanta foi aplicada em 27 pontos – totalizando 133 desde 2013. Para reduzir o impacto da chuva, mais de 15,4 mil pontos de risco foram cobertos com lonas plásticas. A Sedec ainda realizou 216 palestras educativas em escolas municipais e mais de 12,4 mil residências foram visitadas com o objetivo de conscientizar a população sobre as práticas seguras que devem ser adotadas para evitar acidentes no período chuvoso.

Parceria nos Morros – Em execução desde 2014, o Parceria nos Morros já entregou 58 obras e, atualmente, 15 estão em execução. O programa realiza intervenções em pontos de risco, onde a PCR fornece material de construção e acompanhamento técnico e os moradores entram com a mão de obra. Aproximadamente 120 famílias se engajaram no Programa, desde o seu início.