NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 17.09.15 - 19h01

Econúcleo Jaqueira: brincadeiras e teatro marcam comemorações pelo Dia da Árvore

img_alt

As atividades são abertas ao público e acontecem durante todo o sábado (19) e domingo (20). (Foto: Irandi Souza/ PCR)


Uma programação especial no Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife, promete movimentar a garotada neste fim de semana. Haverá brincadeiras, contação de histórias, teatro e muitas atividades de educação ambiental. Aberta ao público, a iniciativa é realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e vai marcar as comemorações pelo Dia da Árvore, que acontece na próxima segunda-feira (21).

As atividades terão início sempre às 9h e seguirão até as 17h, com pausa apenas para o almoço. No sábado (19), a “Turma Mangue e Tal” vai apresentar a esquete Uma Viagem no Tempo, em que fala sobre a importância de cuidar do meio ambiente, separando o lixo e preservando as árvores. Ao final da encenação, as crianças serão convidadas para acompanhar o plantio simbólico de uma árvore ao lado do equipamento.

Ainda no primeiro dia, os pequenos poderão participar de uma trilha monitorada dentro da área verde. Com os olhos vendados, eles serão estimulados a perceber as texturas, cheiros e sons provenientes da natureza. As saídas para a “Trilha dos Sentidos” ocorrerão tanto no horário da manhã quanto à tarde. Para quem só puder levar as crianças à tarde, outra opção é participar dos jogos sobre resíduos sólidos.

Já no domingo (20), haverá contação de história e dinâmicas para ensinar como fazer compostagem em casa, além da sala de games. Também vale conferir os jogos de Coleta Seletiva, que têm o apoio das ONGs Girar e Líderes Pela Sustentabilidade. São atividades lúdicas voltadas para incentivar o consumo consciente, a prática do reaproveitamento de materiais e a separação correta do lixo reciclável.

Alto José do Pinho – Na próxima segunda-feira (21), a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife ainda participa das atividades comemorativas ao Dia das Árvores, promovido pela comunidade do Alto José do Pinho. Serão realizadas oficinas de muda e uma esquete teatral no Bom Sucesso Futebol Clube, localizado na Rua Maragogi. As ações são direcionadas a crianças e estudantes da área.


Confira a programação completa do Econúcleo Jaqueira

SÁBADO (19/09)

Manhã
9h às 9h20 - Apresentação do Espaço Sustentável e Interativo
9h20 às 9h40 - Vivência Ambiental (Aprendendo compostagem)
9h40 às 10h - Jogos Digitais
10h – Trilha dos Sentidos
11h - Esquete teatral “Uma viagem no tempo”, com a Turminha Mangue e Tal
11h30 - Plantio de uma árvore - Embira Vermelha

Tarde
14h – Apresentação do Espaço Sustentável e Interativo
14h20 às 14h40 - Vivência Ambiental
14h40 às 15h15 - Jogos Digitais
15h - Trilha dos Sentidos
15h30 - Jogo de Resíduos Sólidos (tabuleiro da Turminha Mangue e Tal)
16h30 às 17h – Jogos Digitais


DOMINGO (20/09)

Manhã
9h às 9h20 - Apresentação do Espaço Sustentável e Interativo
9h20 às 9h40 - Vivência Ambiental
9h40 às 10h15 - Jogos Digitais
10h30 - 11h30 - Contação de Histórias

Tarde
14h – Apresentação do Espaço Sustentável e Interativo
14h20 às 14h40 - Vivência Ambiental
14h40 às 16h - Jogos Digitais
16h – 17h Jogo da Coleta Seletiva (Atividade em parceria com as ONGs Girar e Lídere