Secretaria de Esportes

NOTÍCIAS

Esportes | 17.09.22 - 17h11

Com torneios nacionais de skate e natação, final de semana é de esportes no Recife

img_alt

Após sucesso da Americup, de basquete, a capital sedia competições nas piscinas e nas pistas. Na Rua da Aurora, STU traz Rayssa Leal e outras feras do skate. No Parque Santos Dumont, nadadores de todo Brasil disputam Troféu José Finkel. (Foto: Edson Holanda/PCR)

 

 

A programação de grandes competições esportivas no Recife segue a todo vapor. Depois do sucesso da Americup (Copa América de Basquete), realizada entre 2 e 11 de setembro, o final de semana foi de busca por superação, nas piscinas e na pista de skate. Na Rua da Aurora, feras como a medalhista olímpica Rayssa Leal e outros atletas disputam o título do STU Nacional, um dos maiores eventos do calendário do skate no país. Já no Parque Santos Dumont, na Zona Sul, nadadores e nadadoras de todo Brasil lutam contra o cronômetro no Troféu José Finkel, principal torneio nacional da modalidade.

“Os principais clubes do Brasil estão aqui e é a primeira vez que esse troféu é realizado fora do eixo Sul-Sudeste do Brasil. O evento subiu para o Nordeste brasileiro e essa é uma marca que a gente tem que comemorar, sim. Trazer para o Recife tem um peso enorme”, declarou o prefeito João Campos.

“O Recife sabe acolher. A rede hoteleira está completamente ocupada, lotada, e isso é muito importante porque movimenta a economia. Nós temos campeonatos de skate, campeonato de natação, beach soccer, tivemos o Americup, eventos que consagram Recife como a capital nacional dos esportes”, adicionou o prefeito durante o Troféu José Finkel 2022.

A competição de natação tem acontecido desde a última terça-feira (13), no parque aquático do Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem. Neste sábado, aconteceu a final do evento que contou com os melhores nadadores do Brasil. A 47ª edição do torneio aquático reuniu 353 atletas de 61 clubes de todas as regiões do país. O Troféu José Finkel 2022 é a única seletiva para o Campeonato Mundial de Natação, que será em dezembro, em Melbourne, na Austrália.

Ainda na manhã deste sábado esportivo, o prefeito João Campos acompanhou o segundo dia da Plataforma Skate Total Urbe (STU). São mais de 100 skatistas participando da competição, que tem apoio da Prefeitura do Recife. Muita torcida e adrenalina para acompanhar a programação da terceira e última etapa do circuito brasileiro, com grandes nomes da modalidade, oficinas artísticas e apresentações musicais.

“Essa é uma conquista nossa e que vai ficar para a cidade. Esse evento ainda oportuniza a gente poder rever grandes nomes do skate. A gente vai ter uma agenda de fortalecimento do skate, que é esporte olímpico também”, frisou o prefeito João Campos.

Com as modalidades Street segue até o domingo (18), deixando um legado para a capital pernambucana. A nova pista, no cais da Aurora, terá mais de 600 m², único equipamento fora do eixo Sul e Sudeste construído em padrão olímpico, o que permitirá atrair ainda mais skatistas de diferentes regiões do país para a capital pernambucana.