NOTÍCIAS

Cultura | 17.10.14 - 15h31

Alunos do Recife viajam para participar da fase nacional da Olimpíada de Robótica

[caption id="attachment_49370" align="alignleft" width="680"] Três alunos da Escola Municipal Dom Bosco viajam neste sábado para São Paulo, onde competirão na etapa nacional da OBR. Outros quatro viajam para assistir às disputas. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Sete alunos da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Dom Bosco, localizada em Jardim São Paulo, viajam neste sábado (18) para São Carlos, no interior de São Paulo, onde acontece a fase nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Os três estudantes que foram campeões do nível I (Ensino Fundamental) da fase estadual da disputa vão competir em São Paulo, enquanto os quatro que ficaram em terceiro lugar vão assistir às competições. Eles serão acompanhados por dois professores que dão aula de robótica na Dom Bosco, além do coordenador do Programa Robótica na Escola, Jadson Amorim. A fase nacional da OBR começa neste domingo (19) e vai até a quarta-feira (22), dia da final. A competição tem o apoio da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Educação da cidade.

Os estudantes do 9º ano André dos Santos, 15 anos, Mirele Marques da Silva e Wevelly Karla Maria da Silva, ambas de 13 anos, classificaram-se para a etapa nacional da Olimpíada no mês de agosto, quando houve a fase regional. André contou que desde então a equipe intensificou os estudos e os treinamentos, passando a ter duas aulas teóricas e práticas de robótica por semana, ao invés de uma. "Fizemos várias adaptações nos robôs de peças LEGO e mudamos a programação. Já fiz minha mala e estou muito animado para viajar e competir. A etapa estadual foi mais difícil porque foi nossa primeira competição, não sabíamos direito como era. Agora já estamos mais experientes e acho que dá para conseguir uma boa posição na disputa", contou o aluno, que não conhecia São Paulo e vai viajar de avião pela primeira vez. Os outros estudantes que embarcam neste sábado são Gilbert, Luís Carlos, Mikelli e Harmeson, do 7º ano.

Segundo o coordenador do programa Robótica na Escola, na OBR os alunos serão submetidos a entrevistas para testar os conhecimentos, como forma de comprovar que o robô foi montado e programado por eles, e não pelos docentes. "Se na prova oral os juízes notarem que o robô foi montado por outra pessoa, os meninos podem ser desclassificados na hora. Por isso o treinamento que os orientadores da LEGO ZOOM têm dado na escola são apenas um suporte. Os estudantes precisaram estudar todos os dias", explicou Jadson Amorim. De acordo com ele, os alunos da Rede Municipal estão superando todas as expectativas. "Este é o primeiro ano da implantação das aulas de robótica nas escolas municipais. Esperamos participar da fase nacional da OBR, aprender muito e trazer coisas novas pra cá. Nossas equipes estão deixando de ser desconhecidas e mostrando que têm capacidade. No próximo ano, as disputas vão ser ainda mais acirradas", avalia o coordenador do programa.

Os professores que vão viajar junto com os alunos são Grace Batista, que leciona matemática, e José Gomes dos Santos, de português. Ambos passaram por formações e começaram a dar aula de robótica este ano, quando teve início o Programa Robótica na Escola. "A robótica consegue envolver os alunos com mais facilidade que as demais disciplinas porque também tem um aspecto lúdico e de interação que é muito importante, principalmente para os nossos estudantes que têm aula em horário integral. Eles aprendem brincando. A experiência é maravilhosa, tanto pra gente quanto pros alunos, que ficam bastantes motivados para montar os robôs e aprender mais", avalia Gomes.

OBR - A OBR é uma das olimpíadas científicas mais importantes do País e recebe o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A competição trabalha a temática da robótica com foco no estimulo às carreiras científico-tecnológicas, promovendo debates e atualizações, além de possibilitar a descoberta de novos talentos na área.

A OBR 2014 contou com mais de 1.800 equipes inscritas (70 mil pessoas) em todo o Brasil, mas apenas 80 delas participam da final. Em Pernambuco, 97 grupos de escolas municipais, estaduais e particulares disputaram os níveis 1 e 2 da etapa prática da OBR, sendo 18 equipes da Rede Municipal – 68 alunos fizeram a prova prática e 16 a teórica – totalizando 84 estudantes. A maioria tem entre 11 e 15 anos e é de turmas do 6° ao 9° ano. Apenas dois alunos do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS) da Prefeitura do Recife cursam o Ensino Médio em escolas estaduais, mas têm aula de robótica no núcleo da PCR. Gabriel Cândido da Silva, 15 anos, e Ivson Gouveia, 16, ficaram na 5ª colocação do nível 2 (Ensino Médio) da etapa estadual e disputaram a final regional. Os estudantes tinham cinco minutos para completar um circuito, que é dividido em quatro etapas, incluindo rampas, obstáculos, curvas e objetos que precisavam ser removidos pelos robôs. A pontuação dada pelos juízes dependia da desenvoltura dos robôs em cada etapa.

A participação dos estudantes da Rede Municipal na OBR faz parte do Programa Robótica na Escola, iniciado pela Secretaria de Educação do Recife em fevereiro deste ano. O grupo que participa da competição é o mesmo que foi para a Robocup, um dos maiores eventos de robótica do mundo e que este ano aconteceu em João Pessoa, em julho. Além da OBR e da Robocup, cerca de dois mil alunos da Rede Municipal também visitaram a terceira edição da Campus Party Recife, entre os dias 24 e 26 de julho. No estande da Prefeitura, muitos participaram de oficinas de robótica ministradas por oito estudantes do 6º ao 9º da rede, entre outras atividades.