NOTÍCIAS

Educação | 17.11.15 - 10h23

Experiência do Recife com tablets é apresentada no Congresso InovaEduca

img_alt

Secretário-executivo de Tecnologia na Educação profere palestra no evento, na tarde desta terça (17) em São Paulo, com o tema "Um dispositivo móvel por aluno". (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)


O secretário-executivo de Tecnologia na Educação do Recife, Francisco Luiz dos Santos, profere palestra, nesta terça (17), no 3º Congresso InovaEduca 3.0, que acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo. Com o tema "Um dispositivo móvel por aluno", o secretário vai discorrer sobre o uso dos tablets como ferramenta pedagógica na rede municipal de ensino do Recife. A palestra acontece das 15h30 às 16h10, dentro do Painel 4 - Inovação nas redes públicas.

O InovaEduca se realiza nos dias 16, 17 e 18 deste mês, abrindo espaço para profissionais da educação que tenham desenvolvido projetos focados no estímulo à aprendizagem inovadora. "O Recife está sendo visto como case nacional de sucesso na área de tecnologia na educação. Isso mostra que a Prefeitura está indo no caminho certo na proposta de tornar o ensino e a aprendizagem mais dinâmicos, mais próximos dos interesses da juventude", destaca o professor Francisco. De acordo com ele, a prova de que esse tipo de recurso pedagógico dá resultado é o grande avanço de Pernambuco no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), saindo da 21ª para a 4ª colocação entre 2007 e 2013.

"O investimento em tecnologia foi fundamental para esse salto. Estamos trazendo a mesma experiência para o Recife e, com apenas um ano, nossos alunos já são campeões brasileiros de Robótica", ressalta o secretário-executivo. Desde outubro de 2013, a Secretaria de Educação do Recife entregou 20 mil Tablet PCs aos estudantes da rede, beneficiando todos os alunos matriculados nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). O Tablet PC é um netbook com tela sensível ao toque, que pode ser convertido em tablet, incluindo teclado e caneta digital integrados.

O conteúdo pedagógico inclui jogos matemáticos, mapas em 3D, aplicativos de ortografia, planetário virtual, simulador físico, entre outros. "A tecnologia é uma ferramenta poderosa. Induz mudanças na forma de pensar. Os jovens aprendem linguagem de programação e robótica em sala de aula, como assunto pedagógico", afirma Francisco. Outras ações na área de tecnologia incluem a implantação da rede Wi-fi nas 36 escolas de Anos Finais e a entrega de 4.020 computadores e notebooks para as unidades de ensino. Os professores receberam modems 3G e 4G para conectar-se à Internet.