Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 17.11.16 - 11h27

Alunos da rede municipal do Recife entregam cartas ao Papai Noel dos Correios

img_alt

Mais de quatro mil estudantes de 15 escolas da Prefeitura do Recife escreveram cartas que estão disponíveis para adoção da população até o dia 20 de dezembro (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Cerca de 30 alunos da rede municipal de ensino do Recife entregaram ao "Papai Noel" suas cartas com pedidos de presentes, nesta quarta-feira (16), durante o lançamento do projeto Papai Noel dos Correios 2016, na Agência Central, no bairro de Santo Antônio. No total, mais de quatro mil estudantes de 15 escolas da Prefeitura do Recife escreveram cartas que estão disponíveis para adoção da população até o dia 20 de dezembro. Além de estimular a redação de cartas manuscritas pelas crianças, a campanha dissemina valores natalinos como a solidariedade.

Os 30 alunos que participaram do lançamento da campanha são do 2º e 4º anos da Escola Municipal Sítio do Céu, localizada em Santo Amaro. Após assistirem à apresentação musical da Orquestra Criança Cidadã, os estudantes cantaram a música "O natal existe" e foram os primeiros a colocar as cartas no mural. Kayllane Silva, 8 anos, estudante do 2º ano, foi escolhida para ler sua carta no microfone e foi a primeira a ter os seus pedidos colados no painel. "Eu já fiz cartas pro Papai Noel em outros anos, mas nunca ganhei presente dele. Dessa vez acho que vou ganhar porque estou deixando a carta nos Correios. Achei fácil escrever a carta. Pedi patins e uma boneca, e também contei a ele que minha mãe me deixou quando eu tinha 8 meses, mas minha madrinha me adotou", contou a garota, que ainda teve a oportunidade de entregar a cartinha diretamente ao Papai Noel e à Mamãe Noel.

A gestora da Escola Municipal Sítio do Céu, Viviane Freitas, disse que todos os anos leva as cartas dos alunos para os Correios. Este ano foram 197 pedidos de estudantes do grupo 5 da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. "Ensinamos às crianças o gênero textual carta, que hoje já não é muito usado, e também trabalhamos o lado lúdico do imaginário natalino. As festas fartas e os presentes que nós associamos ao natal são bem distantes da realidade dos nossos estudantes, mas é interessante que as crianças tenham sonhos e queiram crescer na vida para alcançá-los através da educação", afirmou a diretora.

De acordo com o diretor regional dos Correios em Pernambuco, Pedro Mota, o órgão fechou parceria com um total de 120 escolas e creches de diversas redes municipais. "Vamos orientar as empresas e instituições que nos procuram querendo ajudar a adotarem uma escola inteira. Há 27 anos os Correios de Pernambuco têm esse projeto que hoje é desenvolvido pelos Correios em diversos outros estados. Ano passado recebemos 12.300 cartas e entregamos 8.200 presentes. Este ano esperamos contemplar cerca de dez mil crianças", disse Pedro Mota.

SERVIÇO - As crianças de até 10 anos em situação de vulnerabilidade social podem enviar cartas escritas manualmente até o dia 9 de dezembro. Cada criança só pode escrever uma carta. A população interessada em ajudar pode adotar as cartas até o dia 20 de dezembro, e os presentes poderão ser entregues até o dia 23 de dezembro. A Agência Central dos Correios fica na Avenida Guararapes, n° 250, Santo Antônio, Centro do Recife. O horário de funcionamento é das 9h às 17h. As empresas e instituições interessadas em ajudar os alunos das 15 escolas municipais do Recife podem solicitar as cartas de uma turma ou até de uma escola inteira.