NOTÍCIAS

Turismo | 17.11.16 - 16h40

Olha! Recife com roteiros dedicados à cultura africana

Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, traz roteiros de ônibus, a pé e de bicicleta para este fim de semana

 

No mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, traz passeios especiais que vão homenagear e disseminar as histórias e curiosidades da cultura de matriz africana, essencial para a construção da identidade do povo brasileiro. Serão dois passeios de ônibus, no sábado (19), além do tour a pé e de bicicleta, no domingo (20).

Serão duas opções de passeios de ônibus em que os participantes vão conhecer ainda mais o valor histórico da cultura africana e alguns importantes pontos em que essa cultura, símbolo de resistência, se prolifera. O tour vai passar pelos seguintes locais: Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Recife; Monumento do Maracatu e de Zumbi dos Palmares; Pátio do Terço; Pátio de São Pedro Praça da República; Jardim do Baobá e outros. Os passeios de ônibus terão saída da Praça do Arsenal, às 9h, e da Praça da República, às 13h.

A pé, o circuito será voltado para a exaltação de importantes nomes da música, da poesia e de lutas em favor da cultura afro no Recife. Entre eles estão: Chico Science, artista referência do manguebeat, que mesclou elementos da cultura popular de influência africana à música eletrônica; Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, o maior dos quilombos do período colonial, que teve no Pátio do Carmo, local onde existe uma estátua em sua homenagem, a sua cabeça exposta até completa decomposição.

O roteiro também vai reforçar nomes como Solano Trindade, poeta brasileiro, folclorista, pintor, ator, teatrólogo, cineasta, operário e comerciário que sempre deu destaque em suas obras a cultura negra e suas tradições; Badia, neta de africanos, nasceu na Rua Augusta, no bairro de São José, e mudou-se ainda criança para uma casa no Pátio do Terço, onde fez seu espaço das folias carnavalescas e de sua religiosidade; Dona Santa, filha e neta de africanos, que teve em seu sangue o ritmo do "baque-virado", da zabumba e do gonguê, foi rainha do Maracatu da Nação Leão Coroado e possui uma escultura em sua homenagem na Praça Vidal de Negreiros. Este tour tem saída às 9h, da Praça do Arsenal.

Quem prefere um passeio de bike tem a opção de fazer o roteiro pelo Centro da Cidade. Com saída da Praça do Arsenal, às 9h, o roteiro segue até o Baobá da Praça da República, passando pela Rua da Moeda, local de ensaios de maracatus e grupos de samba onde também está a estátua de Chico Science. Os participantes vão passar ainda pela Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Recife, construída por irmandade de negros escravos e forros e que abrigou cerimônias de corações de rainhas de maracatus; Pátio do Carmo, que abriga estátua em homenagem a Zumbi dos Palmares; Pátio de São Pedro; e Pátio do Terço.

Os passeios são gratuitos e contam com guias de turismo. Para participar, é necessário fazer a inscrição nesta sexta (18), a partir das 9h, no site www.olharecife.com.br. Os inscritos deverão levar um quilo de alimento não perecível para ser doado a instituições de caridade.

Programação:



Olha! Recife de Ônibus (manhã)

Tema: Circuito Afro

Quando: Sábado (19), às 9h

Saída: Praça do Arsenal – Posto de Informações Turísticas

 


Olha! Recife de Ônibus (tarde)

Tema: Folhas e Solos Sagrados

Quando: Sábado (19), às 13h

Saída: Praça da República (em frente ao Palácio do Campo das Princesas)

 

Olha! Recife a Pé

Tema: Recife Afro: Poesias, Lutas e Canções

Quando: Domingo (20), às 9h

Saída: Praça do Arsenal – Posto de Informações Turísticas

 

Olha! Recife Pedalando

Tema: Rainhas, Santos e Maracatus

Quando: Domingo (20), às 9h

Saída: Praça do Arsenal – Posto de Informações Turísticas