NOTÍCIAS

Cultura | 17.12.12 - 12h06

Lançamento do Portal Recife Artes Visuais leva performances ao Museu Murillo La Greca

[caption id="attachment_29752" align="alignleft" width="334"] Lançamento do Portal Recife Artes Visuais no Museu Murillo La Greca. Foto: Divulgação[/caption]

Uma tarde de ações artísticas marcou o lançamento do Portal Recife Artes Visuais no Museu Murillo La Greca, no bairro do Parnamirim, neste sábado (15). O portal, ainda em construção, reúne em um banco de dados registros de ações produzidas ao longo dos últimos 10 anos em eventos da Gerência Operacional de Artes Visuais e design – GOAVD da Fundação de Cultura Cidade do Recife – FCCR: SPA das Artes, Semana de Fotografia, Revela Design e Diálogos entre Arte e Público.

Com curadoria de Márcio Almeida, artista plástico e coordenador do SPA das Artes de 2007 a 2010, foram convidados artistas que marcaram várias edições do SPA das Artes com suas participações. Christina Machado radicalizou a gravura trazendo sete tatuadores para realizar a performance “Artérias na pele: sete tatuadores para um coração” no galpão do museu. Depois de gravar o coração em tecido, papel e cerâmica, a artista convocou um “tatuaço” com participação de mais de 20 pessoas.

A tatuagem de coração foi especialmente importante para o casal Rafaela Andrade e Douglas Aguiar. “A gente se conheceu no Bar do Sapão, na Rua do Apolo. Tinha um coração desses na parede. Tem foto e tudo. Foi em 2006. A gente se chama de coração por isso”, contou Douglas. Os dois se tatuaram ao mesmo tempo, num ato de renovação do compromisso.

Os performers Micheline Torres (RJ) e Shima (MG) lembraram do artista visual e amigo Marcus Vinicius nas ações apresentadas. Morto este ano, Marcus deixou uma lacuna na performance brasileira. A apresentação de “No One and Everyone (o que fiz da performance que o Marcus Vinicius fez)”, Micheline fez referência direta ao trabalho do amigo. E Shima explicou o processo da sua performance “Três tentativas”: “Eu não tinha um projeto pronto. Tinha uma ideia de realizar uma ação pensando muito no Marcus, nesse lugar que promoveu tantos encontros, no SPA, nas pessoas que conheci aqui, de Todé a Suassuna. A ação remete também à minha primeira performance, no SPA 2006, constituída também por três momentos”.

O Murillo La Greca é um lugar especial para Shima em sua relação com Marcus Vinicius. “Eu conheço Marcus desde 2006. Ele tinha entrado no doutorado na Argentina, onde pesquisava performance. Queria entender o sistema de performance e tinha ido buscar mais informações porque achava que não havia isso aqui no Brasil. Ele era acadêmico de pensamento. Eu então indiquei o SPA das Artes para ele participar. Naquela época estava no auge. A gente só foi se conhecer pessoalmente em março de 2010, no Festival Interackje, no sul da Polônia. Naquele ano nos reencontramos em vários lugares, inclusive no SPA, neste museu”, relembra Shima.

Imagens do Portal Recife Artes Visuais e fotografias com resultados da oficina “Laboratório Acidum”, realizada pelo Grupo Acidum (CE) entre dois equipamentos culturais do Pátio de São Pedro entre os dias 10 e 14 de dezembro, foram projetadas. A atividade aconteceu no Centro de Formação em Artes Visuais com intervenções artísticas nas paredes do MAMAM no Pátio, em exposição até o dia 19 de janeiro.