NOTÍCIAS

Cultura | 18.01.12 - 10h50

Escola de Verão desenvolve saberes dos estudantes do Recife

[caption id="attachment_12901" align="alignleft" width="334" caption="Foto: Carlos Augusto"][/caption]

Projeto promove atividades durante as férias para crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino

Por Edgar Lima

Com o objetivo de proporcionar às crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino, atividades lúdico-pedagógicas durante as férias, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel) abriu 58 unidades educacionais para receber o Projeto “Escola de Verão”. Este ano, o tema escolhido foi “Trilhas Pedagógicas na Construção do Conhecimento: um passeio nas descobertas dos saberes da comunidade e nos saberes escolares”.

As atividades são realizadas pelo Programa Bairro Escola, por meio dos projetos Escola Aberta, Animação Cultural e Mais Educação, e acontecem durante toda a semana, inclusive aos sábados e domingos, nos horários da manhã e da tarde, até 28 de janeiro. O “Escola de Verão” busca ampliar o tempo e as opções educativas, numa abordagem de educação integral: esporte e lazer, cultura e artes, mídias e comunicação, meio ambiente e direitos humanos, além de letramento e matemática.

Segundo a interlocutora do Programa Mais Educação, Sílvia Julião, “o ‘Escola de Verão’ tem o objetivo de proporcionar um espaço de cultura e lazer às crianças e adolescentes da Cidade, contribuindo para a formação de futuros cidadãos”.

Na Escola Municipal Sede da Sabedoria, em Santo Amaro, os trabalhos estão sendo distribuídos da seguinte maneira: segunda, letramento e matemática; terça, recreação e teatro; quarta, caratê e jornal escolar. Já na quinta, tem três momentos: letramento, matemática e jornal escolar. Na sexta, acontecem as oficinas de caratê, teatro e recreação. A unidade escolar está recebendo, durante o projeto, cerca de 100 alunos por dia, 50 pela manhã e 50 à tarde.

A escola não é só para aprender a ler e escrever, mas também um local de formação de cidadãos. O projeto promove um avanço no aprendizado, só que de maneira lúdica e recreativa, já que eles estão de férias. Trabalha, também, a questão da inclusão social para as crianças e adolescentes atendidos, intercalando nesse trabalho as relações etnicorraciais e todo o processo pedagógico planejado, despertando valores nos estudantes para que eles compartilhem com a comunidade”, ressalta a gestora da Sede da Sabedoria, Eliane Aragão.

As oficinas nas 58 escolas são coordenadas por 354 monitores dos projetos Escola Aberta e Mais Educação e 600 professores, sendo destinadas a seis mil educandos. O “Escola de Verão” envolve crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino do Recife de todas as seis Regiões Político-Administrativas (RPA’s), mudando a realidade das férias de muitos estudantes, com diversão e aprendizagem, aproveitando o espaço escolar.

Fico feliz, pois estou contribuindo para a formação de futuros cidadãos. Nem todas as crianças têm acesso às atividades que estamos oferecendo. Elas têm direito ao lazer e à educação”, explica a monitora, Lilian Cristina dos Santos, 23 anos.

Serviço:
Escola de Verão
Diariamente em 58 escolas municipais do Recife.
Até 28 de janeiro, pela manhã e tarde.