Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 18.01.18 - 14h53

Prefeitura do Recife esclarece sobre febre amarela

Conforme recomendação do Ministério da Saúde, serão vacinadas apenas as pessoas que irão para áreas com recomendação vacinal.

 

A Secretaria de Saúde do Recife esclarece que o município não é área endêmica para a Febre Amarela. A cidade segue a programação normal de vacinação, baseada em orientações do Ministério da Saúde. Só serão vacinadas as pessoas que irão para áreas com recomendação vacinal (http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2017/janeiro/27/Municipios-Conforme---reas-ACRV-ACRT-ASRV-Febre-Amarela-Jan-2017-.pdf), ou seja, mapeadas como de risco, sendo a dose aplicada mediante comprovante de viagem (exemplo: passagens, comprovante de estadia). Lembrando que a imunização deve ocorrer 10 dias antes da viagem.
 
Orientações para vacinação:
 
Crianças: Só devem ser vacinadas a partir dos 09 meses de idade;
Pessoas com 60 anos e mais (nunca vacinados): Apenas receberão a vacina com comprovante de avaliação médica;
Gestantes: Devem apresentar indicação médica por escrito, considerando o risco/beneficio da vacina.
 
A orientação permanecerá para o período de Carnaval. A doença é de notificação obrigatória ao Centro de Informações Estratégicas e de Vigilância à Saúde (Cievs), que funciona 24h. Essa notificação é feita pelas unidades de saúde.
 
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, de curta duração (no máximo 12 dias), de gravidade variável, causada por um vírus transmitido por vetores. A forma grave caracteriza-se clinicamente por manifestações de insuficiência hepática e renal, que podem levar à morte. Os sintomas iniciais da febre amarela incluem febre, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.
 
Não existe um tratamento específico para a doença. O paciente deve permanecer em repouso, com reposição de líquidos e perdas sanguíneas quando necessário. Ao aparecimento dos primeiros sintomas, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima e informar sobre qualquer viagem para áreas de risco nos 15 dias anteriores. A doença não é contagiosa, ou seja, não há transmissão de pessoa a pessoa. É transmitida somente pela picada de mosquitos infectados com o vírus. Os macacos não transmitem a doença, eles são apenas indicadores epidemiológicos.
 
São conhecidos dois ciclos de transmissão da febre amarela: o urbano e o silvestre. No ciclo silvestre, com relevância epidemiológica no Brasil, as espécies de mosquitos envolvidas na transmissão são: Haemaggogus e Sabebethes, que são encontrados em regiões de matas. No ciclo urbano – sem ocorrência no país desde 1942 – o principal vetor é o Aedes aegypti.
 
Veja abaixo os locais onde há vacinação no município:
 
- Policlínica Waldemar de Oliveira – Rua Marquês do Pombal, 115, Santo Amaro;
- IMIP (Instituto Materno Infantil Prof. Fernando Figueira) – Rua dos Coelhos, 300, Boa Vista;
- Policlínica Amaury Coutinho – Rua Iguatu, s/n, Campina do Barreto;
- Cisam (Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros) – Rua Visconde de Mamanguape, s/n, Encruzilhada;
- Centro de Saúde Prof. Monteiro Moraes – Avenida Beberibe, 4510, Beberibe;
- Policlínica Albert Sabin – Rua Padre Roma, 191, Tamarineira;
- Policlínica Lessa de Andrade – Estrada dos Remédios, 2416, Madalena;
- Policlínica Agamenon Magalhães – Rua da Paz, s/n, Afogados;
- Hospital Geral de Areias – Avenida Recife, 801, Areias;
- Centro de Saúde Ver. Romildo Gomes – Rua Jalisco, s/n, Imbiribeira;
- Policlínica Clementino Fraga – Rua Japaratuba, 260, Vasco da Gama.