Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 18.01.24 - 12h05

Estudantes egressos da Rede Pública podem utilizar as notas do Enem para inscrição no Embarque Digital do Recife

As notas do exame foram divulgadas nesta terça-feira (16) pelo Ministério da Educação; inscrições para o programa seguem até o dia 31 de janeiro e o resultado final sai no dia 19 de fevereiro. Desde o início, já são 1,4 mil estudantes contemplados

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, foram divulgadas nesta terça-feira (16) pelo Ministério da Educação (MEC). As notas do exame também podem ser utilizadas pelos estudantes egressos da rede pública na inscrição do Embarque Digital, programa da Prefeitura do Recife, em parceria com o Porto Digital, que tem o objetivo de ofertar formação superior na área de tecnologia, melhorar a empregabilidade dos jovens e, consequentemente, impactar positivamente a economia do polo de tecnologia e inovação da capital pernambucana.

As inscrições para as novas turmas do Embarque Digital seguem até o dia 31 de janeiro e os interessados podem se cadastrar pelo site do Portal da Educação do Recife (https://educ.rec.br/embarquedigital/) ou por meio do aplicativo Conecta Recife. Para este primeiro semestre estão sendo ofertadas 350 vagas, com cursos focados em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, além de Sistemas para Internet.
 
Os candidatos que escolherem usar o Enem como método de avaliação terão pesos atribuídos a cada uma das áreas de conhecimento para calcular a nota final no processo seletivo: a redação vai receber peso 4, enquanto matemática e suas tecnologias terão peso 3. É relevante ressaltar que metade das vagas são reservadas para os candidatos autodeclarados negros ou pardos. Além disso, em caso de empate, a prioridade será concedida às mulheres e aos estudantes que concluíram o ensino fundamental na rede pública de ensino. É importante lembrar que, além das notas da última edição do Enem, os candidatos podem utilizar as notas dos anos de 2022, 2021, 2020 e 2019.

A divulgação do resultado preliminar está prevista para o dia 6 de fevereiro, passível de alterações em virtude de interposição e aprovação de recursos. O período de recursos será realizado entre os dias 7 e 9 de fevereiro e, logo após, o resultado final com a lista dos aprovados nesta edição do Embarque Digital será divulgado, no dia 19 do mesmo mês. A previsão de início das aulas é no dia 11 de março.

EMBARQUE DIGITAL - Esta é a 6ª turma do Embarque Digital, que já selecionou, desde o seu lançamento, em 2021, 1.400 estudantes. A novidade é que o Cesar School se une ao programa e abre as portas para receber novos estudantes. Além dele, já fazem parte do programa como instituições parceiras o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR), Faculdade Senac e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

ASSUNTOS: