NOTÍCIAS

| 18.03.13 - 18h48

Campanha nacional de Prevenção à Hanseníase e Verminoses é lançada no Recife

[caption id="attachment_32401" align="aligncenter" width="680"] O evento contou com a presença do Secretário de Vigilância à Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. (Foto: Divulgação)[/caption]

Com o Slogan “Hanseníase e Verinoses têm cura. É hora de prevenir e tratar”, a campanha tem o objetivo de aumentar o diagnóstico precoce e diminuir o índice das doenças no município

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde, intensificará o programa de prevenção à Hanseníase e Verminoses no município. A iniciativa, que já é realizada nas Unidades de Saúde da Família nas comunidades da cidade, ganhará um incremento com a Campanha Nacional de Prevenção a essas doenças lançada nesta segunda-feira (18) pelo Ministério da Saúde.

A campanha levará agentes comunitários de saúde para dentro das escolas recifenses, com objetivo de acelerar os diagnósticos e diminuir o índice das doenças no município, além de identificar comunidades em que as duas doenças ainda persistem.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Recife ocupa o quinto lugar no ranking nacional de casos de hanseníase, em relação às outras capitais do Brasil. Do total de casos em Pernambuco, 62% são registrados na Região Metropolitana da cidade, e 80% em pessoas menores de 15 anos. O Secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, reafirmou a importância da campanha ser iniciada nas escolas do município. “Quando uma criança é diagnosticada com hanseníase, provavelmente um ou mais adultos que vivem no entorno desta criança também esta com a doença. Então, é preciso juntar esforços, como estamos fazendo em parceria com a secretaria de Educação e com o Ministério, para combater com eficácia essas doenças”, enfatizou.

O evento, lançado na Escola Municipal São João Batista, no Alto do Pascoal, contou com a presença do Secretário de Vigilância à Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, do Secretário Municipal de Saúde, Jailson Correia, do Secretário Municipal de Educação, Valmar Corrêa, entre outras autoridades da área.

[caption id="attachment_32402" align="aligncenter" width="680"] Os alunos da Escola Municipal São João Batista, no Alto do Pascoal, realizaram uma apresentação teatral sobre o tema. (Foto: Divulgação)[/caption]

Na ocasião, os alunos da escola realizaram uma apresentação teatral sobre como combater essas doenças tropicais endêmicas, que atingem principalmente a população de baixa renda. A gestora da unidade de ensino, Wilza Pessoa, contou que a campanha irá intensificar o programa de combate à hanseníase e verminoses que existe na escola desde 2010. “Atualmente, nós temos 450 alunos, e com o apoio das secretarias, iremos tornar essa proposta mais forte e presente nas casas das nossas crianças”, explicou.

A campanha pretende atingir 800 mil alunos das 4.212 escolas existentes em Pernambuco, divididas entre 96 municípios. Atualmente, 63 escolas recifenses estão participando da campanha. Até o final do ano, a meta é atingir todas as 321 unidades municipais de ensino de ensino do Recife, onde estudam 90 mil alunos.

As crianças e adultos identificados com as doenças serão encaminhados para Unidades de Saúde da Família, onde terão acesso à medicação e serão acompanhados por agentes de saúde.

Campanha - a meta da campanha do Ministério da Saúde é avaliar 9,2 milhões de estudantes da rede pública de todo o Brasil, em escolas de 800 municípios diagnosticados com altos índices das doenças.