NOTÍCIAS

| 18.04.15 - 11h33

​Centro de Vigilância Ambiental do Recife na luta contra a dengue nos finais de semana

Agentes de saúde orientam os cidadãos sobre os cuidados em casa

O trabalho dos Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asace) da Secretaria de Saúde do Recife não para nos finais de semana. Neste sábado (18) e domingo (19) serão 100 servidores divididos nos plantões contra a dengue. Eles visitarão as casas e orientarão os moradores de 15 bairros sobre os cuidados para evitar os focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, os riscos da doença e também sobre a responsabilidade que toda a população tem com o controle da dengue.

Entre os profissionais envolvidos, encontram-se médicos veterinários, biólogos e Asaces do Centro de Vigilância Ambiental (CVA). No último fim de semana, cerca de 3,5 mil casas foram visitadas em 15 bairros e, segundo o gerente de Vigilância Ambiental, Jurandir Almeida, mais de 970 focos foram encontrados e destruídos.

Ainda segundo Jurandir Almeida, as ações têm o objetivo de diminuir a população do mosquito e consistem, principalmente, em instruir as pessoas “sobre os trabalhos realizados para o controle do Aedes aegypti”. Destacam-se a eliminação mecânica, o tratamento focal onde tiver larvas do mosquito, o bloqueio químico em áreas com alta infestação de mosquitos, a busca pelos casos de dengue e ações educativas com a população.

“A prevenção é a principal medida contra a dengue e a melhor forma de evitar a doença é controlando os criadouros do mosquito, os focos com água parada, locais propícios para o desenvolvimento do mosquito transmissor”, salienta o gerente do CVA.