Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 18.04.20 - 16h13

Prefeitura do Recife completou dez mil visitas para sanitização de espaços públicos

img_alt

Recife é primeira capital do Nordeste a utilizar, em lugares públicos, a técnica de desinfecção reconhecida pela Anvisa, com viricida de ação rápida contra o novo coronavírus (Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR)

 

A sanitização de ambientes ganhou foco no mundo inteiro depois de ter sido usada como estratégia de combate ao novo coronavírus, agente causador da covid-19. O procedimento de controle microbiológico utiliza tecnologia de ponta para eliminar e impedir a proliferação de vírus, bactérias, fungos e ácaros. Na manhã deste sábado (18), durante uma ação de sanitização no Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José, a Prefeitura do Recife chegou a dez mil visitas para sanitização de espaços públicos através do processo de desinfecção química que é reconhecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no enfrentamento ao novo coronavírus. O Recife foi a primeira capital do Nordeste a utilizar a sanitização em lugares públicos. A ação da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife faz parte do Plano Municipal de Contingência Covid-19 e teve início no fim do mês de março.

Para minimizar os impactos socioeconômicos provocados pela pandemia de covid-19 e continuar atendendo as pessoas em situação de maior vulnerabilidade social, o Restaurante Popular Josué de Castro está distribuindo diariamente 1.600 quentinhas para pessoas em situação de rua. "Embora não seja possível abrir o salão para que as pessoas façam a refeição no local por causa dos riscos de contaminação em aglomerações, não deixamos de chegar junto de quem mais precisa. Os estudos sobre o tempo de sobrevivência do vírus em ambientes e superfícies ainda não são concretos, por isso não queremos arriscar. Estamos higienizando os locais onde há mais público, como equipamentos de saúde, assistência social ou outros ambientes onde há pessoas que exercem serviços essenciais e precisam trabalhar", informou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia. 

Diariamente, um batalhão formado por mais de 130 profissionais da Vigilância Ambiental do Recife vem se empenhado em promover a sanitização de cerca de 500 locais de grande fluxo de pessoas como forma de ampliar o combate à disseminação do novo coronavírus. Entre os locais beneficiados estão Terminais Integrados, paradas de ônibus, unidades de acolhimento da assistência social, todas as policlínicas e unidades de saúde do município, entre outros espaços. No total, são empregados cerca de 10 mil litros da solução desinfetante com ação viricida de alto nível, cujo efeito tem início em até cinco minutos e o efeito residual atua por 24 horas. O cronograma das atividades são dividido em três turnos, de segunda a sexta-feira, e também nos fins de semana, em regime de plantão.   

A estratégia implementada pela Secretaria de Saúde do Recife é um complemento à higienização dos locais e não substitui a limpeza regular que já é feita rotineiramente.  A técnica também foi adotada por países como Espanha e China (na cidade de Wuhan), que também vêm enfrentando a pandemia da Covid-19, e por outras cidades brasileiras, e é uma forma é de interferir na cadeia de transmissão do novo coronavírus, para tentar minimizar os riscos da população contrair o novo coronavírus.  

"Mesmo com a comprovada eficiência do produto, é importante que as pessoas estejam atentas e não descuidem das orientações de higiene pessoal e recomendações de isolamento social”, reforça o secretário Jailson Correia, que é médico infectologista. 

Além do Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José, também foram sanitizados neste sábado os demais equipamentos que fazem parte da rede de assistência social do município, como o outro restaurante popular e o abrigo noturno para população em situação de rua, os Centros de Referência e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Cras e Creas), os Centros Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP) e as casas de acolhimento institucional gerenciadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife.