NOTÍCIAS

Cultura | 18.05.12 - 16h44

Encontro Regional do Mieib reúne educadores do Nordeste

Representantes da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife também participaram dos debates

[caption id="attachment_18742" align="alignleft" width="334" caption="O debate propôs uma melhoria para a educação infantil na Região. Foto: José Alves"][/caption]

Com o objetivo de discutir propostas que garantam uma educação infantil de qualidade, professores de todo o Nordeste se reuniram nesta sexta-feira (18), no IV Encontro Regional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (Mieib) – Nordeste e no VIII Seminário Estadual da Educação Infantil. A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel) foi representada por duas técnicas da Gerência de Educação Infantil (GEI): Sheyla Arruda e Izabel Firmino. O evento aconteceu na Fundação Joaquim Nabuco, em Casa Forte, e reuniu cerca de 350 profissionais da área educacional.

Desde o dia 16 de maio estão acontecendo reuniões internas com os Fóruns Regionais do Nordeste em parceria com o Mieib. Nos dias 17 e 18 de maio foi o momento de divulgação das políticas públicas da educação infantil, permitindo o acesso aos panoramas e perspectivas do segmento no Nordeste.

"O evento fortalece a discussão sobre as temáticas que estão ocorrendo nacionalmente, como desafios e compromissos na educação infantil e o Plano Nacional de Educação (PNE)", enfatiza Adriana Santos, integrante do Conselho Gestor do Fórum em defesa da Educação Infantil de Pernambuco (Feipe).

A técnica pedagógica, Izabel Firmino, é integrante do Conselho Gestor do Feipe e vem acompanhando os estudos em relação aos avanços sobre a educação infantil. “Todos os que estão aqui acreditam nas discussões do Fórum. Um ponto debatido foi a meta do PNE, que fala sobre a expansão, até 2016, da oferta de vagas na educação infantil, sem esquecer da qualidade”, afirma.

A professora do Núcleo de Educação Infantil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Naire Capistrano, participa do Fórum potiguar e veio ao Recife participar do encontro. “A palestra sobre a qualidade da educação infantil no campo foi muito válida”, conta Naire.