NOTÍCIAS

Cultura | 18.05.13 - 13h05

Chuvas: Geraldo anuncia combate aos alagamentos e Ecoestações

Geraldo Julio se reúne com secretários para discutir ações de combate aos alagamentos (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR) Geraldo Julio se reúne com secretários para discutir ações de combate aos alagamentos (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)

O prefeito Geraldo Julio reuniu, na manhã desta sábado (18), secretários e presidentes de diversos órgãos municipais para fazer o monitoramento do trabalho realizado pelo município e um balanço das ocorrências, além de anunciar novas medidas para reduzir o impacto dos problemas provocados pelas chuvas. Entre as ações, está o lançamento, no próximo dia 24, do edital de licitação para execução de serviços em quatro pontos críticos de alagamento localizados nas avenidas Boa Viagem, Recife e Norte e na Rua Santos Araújo, em Afogados.

O projeto prevê a recuperação, implantação ou substituição de redes coletoras e tubulação, implantação de reservatórios destinados à contenção de águas e construção de caixas de passagem. Após a licitação, as obras devem começar em um prazo de 90 dias. Outros pontos situados na avenida Domingos Ferreira, ruas Genaro Guimarães e Baltazar Passos; BR 101; ruas Princesa Isabel e José Rufino; ruas 48 e do Espinheiro; e também em outro trecho da avenida Recife serão contemplados com obras, cujas licitações devem ocorrer em até 30 dias.



Um ponto de destaque apresentado pelo prefeito Geraldo Julio foi o lançamento das Ecoestações. Esse projeto, pioneiro, oferecerá uma alternativa para que a população possa fazer o descarte de móveis velhos, resíduos de pequenas obras residenciais e outros materiais, com volume de até um metro cúbico em instalações apropriadas, dentro das normas ambientais, construídas especialmente com esse objetivo. Serão instaladas sete Ecoestações a um custo médio de R$ 290 mil por unidade. “Esse projeto vai oferecer uma alternativa ao descarte de um tipo de lixo que causa muitos transtornos para a cidade”, explicou Geraldo Julio.

A primeira unidade da Ecoestação deverá começar a funcionar no início do próximo mês na Avenida Agamenon Magalhães, no cruzamento com a Rua Odorico Mendes, em Campo Grande. Os outros locais selecionados para abrigar os equipamentos são a rua Rio Tapado, no Ibura; Estrada do Barbalho, no bairro da Iputinga; Avenida Beira Rio (sob a ponte da Torre); Avenida Mascarenhas de Morais, próximo ao Viaduto Tancredo Neves; Avenida Professor José dos Anjos, no Arruda; e Avenida Central, perto da Estação Mangueira.

Geraldo Julio visita abrigo na Escola Municipal de Água Fria (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR) Geraldo Julio visita abrigo na Escola Municipal de Água Fria (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)

ABRIGO – Ontem à noite, Geraldo Julio fez uma visita à Escola Municipal de Água Fria. No local, a Defesa Civil acomodou cerca de 15 pessoas, principalmente mulheres e crianças, moradoras da Campina do Barreto e que ficaram temporariamente desabrigadas. A maior parte dessas famílias já está cadastrada em projetos habitacionais da Prefeitura, cujas obras estão em fase de execução. Além da acomodação, as famílias abrigadas pela Defesa Civil recebem três refeições diárias e a apoio das assistentes sociais.

ANTECEDÊNCIA - As medidas preventivas tomadas pela Prefeitura desde o início do ano e, principalmente ontem, durante o período chuvoso, serviram para reduzir os impactos que a cidade sofreu. O prefeito ressaltou a conclusão dos serviços de dragagem e limpeza de 60 dos 67 canais existentes, que permitiram a retirada de 52 mil toneladas de entulhos, a poda de árvores e a distribuição de caminhões de bombeamento e guinchos em diversos pontos. As ações envolveram, ainda, 74 agentes de transito, pessoal da Defesa Civil e ambulâncias, que deram suporte aos casos mais críticos. “Foi um trabalho conjunto, coordenado e planejado, que envolveu diversas secretarias e órgãos da Prefeitura”, explicou Geraldo Julio, que já vistoriou as obras de limpeza de vários canais e deflagrou a Operação Faxina Geral.

“A Prefeitura atuou na prevenção durante esses quatro meses fazendo a vistoria e a limpeza dos canais, vistoria nos morros, colocação de lonas, drenagem na cidade; o que ajudou muito ontem a baixar o volume de água”, argumentou Geraldo Julio. O gestor destacou ainda que os serviços continuam durante todo o final de semana, com a retirada do lixo e dos entulhos que foram espalhados pela cidade, a limpeza de galerias e o abrigamento das pessoas.

A reunião de monitoramento contou com as participações do prefeito e do vice, Luciano Siqueira, além dos secretários Sileno Guedes (Governo e Participação Social); Nilton Mota (Infraestrutura e Serviços Urbanos); Antônio Alexandre (Desenvolvimento e Planejamento Urbano); Alexandre Rebêlo (Planejamento e Gestão); João Braga (Mobilidade e Controle Urbano); Ana Rita Suassuna (Desenvolvimento Social e Direitos Humanos); Jailson Correia (Saúde) e Carlos Percol (Imprensa). Também estivam presentes o secretário-executivo de Defesa Civil, Adalberto Ferreira; o presidente da URB, Antônio João Dourado; a presidente da CTTU, Taciana Ferreira; e o presidente da Emlurb, Antônio Barbosa.