Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 18.05.17 - 19h15

Dia Mundial de Doação de Leite Humano é lembrado no Recife

Mulheres receberam orientações durante a semana e alunos doarão vidros ao Banco de Leite da Maternidade Bandeira Filho.

 

Em alusão ao Dia Nacional e Mundial de Doação de Leite Humano, comemorado nesta sexta-feira (19), a Secretaria de Saúde do Recife, através do Programa Municipal de Aleitamento Materno, realizou, durante a semana, em unidades de saúde da família rodas de conversa e palestras com gestantes do pré-natal e com puérperas, além da coleta de leite humano, para o Banco de Leite Humano da Maternidade Bandeira Filho. Nesta sexta-feira (19), a Maternidade receberá alunos da Escola Amauri de Medeiros, para uma palestra sobre o tema, seguida de uma visita guiada, quando haverá a doação de vidros coletados para o Banco de Leite.

A Secretaria de Saúde do Recife oferece uma rede de apoio, promoção e proteção ao aleitamento materno de forma intersetorial. Entre as ações estratégicas desenvolvidas, destaca-se a integração à iniciativa Hospital Amigo da Criança, com a participação das maternidades do Recife: o Banco de Leite Humano da Maternidade Bandeira Filho (Afogados) e postos de coleta de leite humano nas maternidades Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital da Mulher do Recife.

As  quatro maternidades municipais fazem coleta de Leite Humano, mas só a Maternidade Bandeira Filho tem Banco de Leite Humano. A unidade recebeu a  certificação Ouro concedida pela Rede Global de Bancos de Leite Humano. No local, trabalham 11 profissionais - entre técnicos de enfermagem, enfermeiras, uma bióloga, para controle de qualidade, e uma nutricionista, coordenadora do Banco de Leite Humano.  

Periodicamente são realizadas campanhas para doação de leite materno e de potes de vidro para armazenamento. Quem quiser doar Leite Humano na Maternidade Bandeira Filho, deve entrar em contato pelo número 3355-2235, para receber as orientações. A campanha de arrecadação de potes para o banco de leite e postos de coleta é contínua. Qualquer pessoa pode doar as embalagens, que precisam ser de vidro e possuir tampa rosqueável de plástico. Esse requisito se deve à resistência desse tipo de recipiente aos processos de esterilização, necessários para armazenar leite humano.



Média mensal da demanda do Banco de Leite da Maternidade Bandeira Filho:
Atendimento Individual mensal: 300

Número  mensal de doadoras: 09
Volume mensal de Leite Coletado:
6 Litros (L)
Volume mensal de Leite Utilizado:
 5 Litros (L)
Volume mensal de Leite Pasteurizado: 12 Litros (L)

Hospital da Mulher do Recife - O Hospital da Mulher do Recife presta apoio às mulheres 24 horas por dia para dar suporte ao alojamento conjunto da maternidade e também para a Casa das Mães; atendimento para o egresso, de acordo com o funcionamento do ambulatório, que é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e também por meio de ações educativas (palestras e rodas de conversa) com as gestantes do pré-natal e com as puérperas. No Aleitamento Materno, as mulheres recebem orientações e acompanhamento
para facilitar o processo de amamentação. 


Dicas para uma amamentação bem sucedida:

  • O leite materno nunca é fraco, ele é sempre adequado para o desenvolvimento do bebê;
  • Nos primeiros dias após o parto, ofereça o peito muitas vezes, mesmo que você ache que tenha pouco leite. Essa quantidade costuma ser suficiente, pois esse leite, chamado colostro, atende às necessidades do bebê; 
  • Nos primeiros meses, o bebê ainda não tem horários regulares para mamar. Por isso, ofereça o peito sempre que ele quiser. Com o tempo, ele faz seu próprio horário;
  • Até os seis meses de vida dê apenas leite materno ao bebê. Ele não precisa de água, chás, leites artificiais ou qualquer outro alimento nesse período;
  • Após os seis meses, continue amamentando por até 02 anos ou mais, e acrescente a dieta complementar ao bebê sob orientação do pediatra e/ou nutricionista.

 

Data - O dia 19 de maio foi instituído como Dia Nacional de Doação de Leite Humano pela lei nº 13.227 de 28/12/2015. Este Dia é um momento especial para os BLH's e Postos de Coleta de Leite Humano, pois tem por finalidade sensibilizar a população da importância da doação de leite humano, proteção e promoção do aleitamento materno. Bem como fazer a divulgação dos BLH's e Postos de Coleta nos Estados e Municípios.