NOTÍCIAS

Educação | 18.05.17 - 16h03

Ondatec capacitará jovens da rede municipal para vestibulares técnicos

img_alt

Prefeito Geraldo Julio lançou o projeto que irá beneficiar os alunos do 9º ano da Rede Muncipal. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Os alunos do 9º da rede municipal do Recife receberão uma atenção especial para o ingresso em cursos técnicos até o mês de outubro. A Prefeitura do Recife lançou o projeto Ondatec, que vai oferecer aulões presenciais de português e matemática, além de aulas a distância para tirar dúvidas, como instrumentos para impulsionar o resultado dos estudantes nos vestibulares técnicos. O prefeito Geraldo Julio fez o lançamento do programa na manhã desta quinta-feira (18), no Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro.

A iniciativa foi possível a partir de um convênio celebrado entre as Secretarias de Educação do Recife e de Pernambuco, já que os aulões irão acontecer em seis Escolas Técnicas Estaduais distribuídas pelas zonas Norte, Sul, Oeste e central do Recife, já a partir deste próximo sábado (20). As atividades seguem semanalmente até o dia 28 de outubro. Os estudantes serão recepcionados e acolhidos por estudantes das próprias unidades de ensino técnico.

“Já temos 1.200 alunos inscritos e só aqui na quadra do Compaz do Cordeiro estão 1.700 que poderão participar de cursos preparatórios. Eles vão poder participar de seleções das Escolas Técnicas Estaduais, que é a melhor rede de escolas do Brasil, e terão a oportunidade de escolher um curso e uma profissão. Estamos preparando esses jovens e vamos aumentar a aprovação dos alunos da nossa rede municipal nas escolas técnicas”, afirmou Geraldo. Os alunos receberão reforço para concorrer a vagas em Escolas Técnicas Estaduais (ETEs), nos Institutos Federais (IFs), e nos cursos do Sesi e Senai.

O Ondatec está disponível para os 2.155 estudantes do 9º ano matriculados nas 36 escolas municipais de Anos Finais do Ensino Fundamental. Os alunos estão realizando as inscrições nas próprias unidades de ensino.  Ao longo do processo, a Secretaria de Educação do Recife também irá acompanhar as inscrições dos estudantes nos vários vestibulares. No total, 40 professores participam do Projeto Ondatec e vão ajudar os alunos a resolver questões e tirar dúvidas diariamente através da Unidade Virtual de Cursos a Distância da Secretaria de Educação do Recife (Unirec).

“O projeto funciona como um reforço para a aula que já é dada nas escolas. Serão aulões aos sábados e também acesso a uma plataforma na internet com um grande conteúdo para reforçar. São materiais e exercícios preparados para as provas desses cursos técnicos. Nos aulões, são duas horas de aula para português e duas para matemática, distribuídos em todas as áreas do Recife”, explicou o secretário de Educação do Recife, Alexandre Rebêlo. O secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, também participou do lançamento. A adesão ao projeto é espontânea e os alunos que ainda quiserem participar devem procurar as secretarias de suas escolas ou buscar informações pelo 3355.5987. É necessário que o aluno já disponha de Carteira de Identidade e CPF.

O número de alunos aprovados nos vestibulares para cursos técnicos saltou de 120 em 2015 para 236 no último ano, e a expectativa é aumentar ainda mais essa aprovação. Um dos alunos já inscritos é Phelipe Araújo, 14, que mora em Cajueiro e frequenta as aulas na Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Heráclito, em Água Fria. Entusiasta do Ondatec, ele vislumbra maiores perspectivas de futuro através do projeto. “Também me inspiro nos meus colegas que já ingressaram em escolas técnicas. Quero ser igual a eles", pontua o estudante, que vai assistir aulas a partir deste sábado na Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (ETEPAM), no Espinheiro.

 

Locais dos aulões - ETEs:

            - Almirante Soares Dutra (Santo Amaro) - Praça Gen. Abreu e Lima, s/nº

            - Miguel Batista (Macaxeira) - Av. Norte Miguel de Alencar, n° 7487

            - ETEPAM (Espinheiro) - Avenida João de Barros, n° 1769

            - Cícero Dias (Boa Viagem) - Rua Marquês de Valença, n° 470

            - Professor Lucilo Ávila (Caxangá) - Avenida Caxangá, n° 3345

            - José Davi Gil Rodrigues (Jordão) - Rua José da Silva Lucena - s/nº