Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 18.05.17 - 17h15

PCR forma 52 residentes em Saúde

A solenidade de conclusão será nesta sexta no Auditório do Banco Central

 

A Secretaria de Saúde do Recife realiza nesta sexta-feira, 19, a partir das 14h, no auditório do Banco Central, (Rua da Aurora, 1259, Santo Amaro), solenidade de conclusão dos Programas de Residências em Saúde do Recife, para uma turma de 52 residentes. No total, eles participaram de nove programas de residência em saúde.

Medicina de Família e Comunidade; Médica em Psiquiatria; Enfermagem em Atendimento Pré Hospitalar; Enfermagem Obstétrica; Multiprofissional em Saúde Coletiva; Multiprofissional na Rede de Atenção Psicossocial; Vigilância em Saúde; Odontologia em Saúde Coletiva estão entre as residências concluídas. Os programas são baseados nos princípios de educação, voltada para formação fundamentada na atenção integral, multiprofissional e interdisciplinar.

Durante a programação será realizada a entrega dos certificados e descerramento da placa dos concluintes, às 16h, com a presença do secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correia. Na ocasião, estarão presentes representantes dos conselhos profissionais de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Psicologia, Farmácia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Fonoaudiologia, Biologia, Veterinária, Nutrição e Educação Física, Profissionais Residentes Concluintes 2017, Representantes da Comissão Estadual de Residência Médica (Coreme-PE), Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu-Imip) e Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu - UPE), preceptores, coordenadores, docentes e familiares.  

Formar profissionais e qualificar trabalhadores do SUS para as Redes de Atenção à Saúde são as principais propostas do Programa de Residência do Recife.  "Essa qualificação terá reflexos nos serviços ofertados à população, que passam a ser cada vez mais a contar com profissionais mais preparados", avalia o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.

Balanço - O número de residências em saúde oferecidas pela Secretaria de Saúde do Recife aumentou de 02 vagas em 2010 para 81 em 2016, nas áreas de Residência em Medicina de Família e Comunidade, Medicina Médica em Psiquiatria, Enfermagem em Atendimento Pré-Hospitalar, Enfermagem em Obstetrícia, Odontologia em Saúde Coletiva, Multiprofissional na Rede de Atenção Psicossocial, Vigilância em Saúde e Multiprofissional em Saúde Coletiva. No ano de 2016, foram inseridos no campo de prática do Recife 152 residentes dos Programas de Residência Municipal, e 410 residentes de outras instituições de ensino superior, no total de 562 (equivalendo a 4.913 inserções práticas/vivencias