NOTÍCIAS

Finanças | 18.06.12 - 16h31

Saúde Emocional e Financeira é tema de palestra para servidores da PCR

Evento faz parte do Projeto Você, que visa discutir temas ligados ao comportamento humano e qualidade de vida

Por Cristina Ramos

Evitar as armadilhas do consumo desnecessário, utilizar ferramentas de controle de gastos e fazer planejamento receita levando em conta as despesas são alguns itens que devem ser perseguidos por quem busca o equilíbrio das finanças pessoais. Estas e outras reflexões fizeram parte da palestra Saúde Emocional & Saúde Financeira, ministrada pelo consultor Diogo Velho Barreto (Futura Invest) para servidores municipais. O encontro ocorreu na manhã desta segunda-feira (18), na Sala de Treinamento do Núcleo de Desenvolvimento Humano e Organizacional (NDHO) da Secretaria Municipal de Finanças, no 5º andar do prédio da Prefeitura do Recife.

Na visão do palestrante, o evento é oportunidade para “uma reflexão sobre o valor que damos ao dinheiro e como usá-lo de forma mais inteligente, lembrando sempre que o desequilíbrio financeiro tem consequências terríveis para a saúde emocional”. Controlar gastos fixos, planejar o consumo de bens de maior valor, evitar o endividamento com empréstimos ou cartões de crédito e poupar regularmente são algumas recomendações do consultor para todas as pessoas, independente da faixa de renda. Todo mundo deve pensar no futuro e, para isso, é preciso usar o bom senso na hora de gastar.

A palestra gratuita faz parte do Projeto Você, iniciado em 2008 pela Secretaria de Finanças do Recife, que nesta edição está sendo realizado em parceria com a Secretaria de Administração. Para o coordenador do NDHO, o auditor Haroldo Barros, “a iniciativa tem o objetivo de discutir temas ligados ao comportamento humano e à qualidade de vida, de modo a favorecer o estabelecimento de um ambiente de trabalho, cada vez mais, agradável e produtivo”.