NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 18.06.15 - 18h10

Prefeitura do Recife apresenta ações voltadas ao empreendedorismo em Fórum Municipal

img_alt

Inovação e acesso ao crédito são alguns dos objetivos estratégicos da gestão. (Foto: Luciano Ferreira/ PCR)

 

A Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo participou da reunião do Fórum Municipal do Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Microempreendedor Individual, nesta quinta-feira (18), no Centro Educacional do Sebrae, no bairro da Ilha do Leite. No encontro, a secretária da pasta, Roseana Amorim, apresentou as principais ações da gestão voltadas ao fomento e desenvolvimento do mercado local. Além da gestora, estiveram presentes o superintendente do Sebrae Pernambuco, Oswaldo de Barros Lima e o superintendente do Banco do Brasil, Marco Aurélio.

Em sua fala, Oswaldo de Barros Lima, pontuou o avanço das políticas de desenvolvimento no Brasil e afirmou que a estratégia fundamental do órgão é a articulação com outras entidades. "Estamos nos articulando com outras instituições e isto envolve a Prefeitura do Recife. Estamos avançando no que a gente está construindo. Neste mês, tivemos diversas pessoas que saíram do Bolsa Família, muitas tornaram-se microempreendedores, ou seja, há uma progressão empresarial destas pessoas", disse. Já o superintendente do Banco do Brasil, Marco Aurélio, comentou que o desafio do Fórum é o novo mercado. "Temos o desafio do novo mercado, o momento que estamos vivendo. A gente tem tido bons exemplos no Fórum, temos novas ideias e novas histórias", finalizou.

Na apresentação da Secretaria, foram mapeadas as principais ações e seu funcionamento. Entre os objetivos estratégicos da pasta, está a promoção da inovação e ampliação ao acesso ao mercado. Também foram apresentados os serviços como as Salas do Empreendedor, os Fundos de Apoio ao Crédito e os principais programas como Recife Produtivo e o Fortalecimento do Empreendedorismo na Cadeia de Resíduos Sólidos.
Segundo Roseana, toda a equipe está disponível para dialogar e trocar experiências com as entidades e instituições que compõem o Fórum. "Estamos aqui para chamar as pessoas, conversar, dar incentivo aos empreendedores. O grande segredo é a integração, a sinergia. E a nossa gestão está aberta ao diálogo. Queremos implantar na cidade atitudes e comportamentos empreendedores", comentou.

O Fórum é composto por representantes de entidades e instituições, entre elas a Receita Federal, Junta Comercial do Estado, Agência de Fomento do Estado, Fecomércio, Caixa Econômica Federal, Secretaria de Finanças do Recife, Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, estudantes e microempreendedores.