Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 18.06.21 - 13h53

PCR promove mutirão contra o mosquito Aedes aegypti no Alto Santa Terezinha, Brejo de Beberibe e Cordeiro

img_alt

Esse será o primeiro fim de semana de vistorias nos locais registrados pela população na ferramenta digital ‘Bora se Cuidar contra o Mosquito’. (Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)

 

 

A Prefeitura do Recife vem intensificando as ações de enfrentamento das arboviroses na cidade e irá realizar mais um mutirão do programa “Bora se Cuidar contra o Mosquito”. No sábado (19) e domingo (20), equipes da Secretaria de Saúde percorrerão os bairros de Alto Santa Terezinha e Brejo de Beberibe, na Zona Norte da cidade; e Cordeiro, na Zona Oeste, para levar ações educativas e de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Esse será o primeiro fim de semana em que os profissionais de Vigilância Ambiental irão vistoriar os locais com possíveis focos do vetor que foram registrados pela população na ferramenta do Conecta Recife.

 

No sábado, 45 agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) vão inspecionar 1,5 mil imóveis nos bairros de Alto Santa Terezinha e Brejo de Beberibe, na Zona Norte da cidade, e Cordeiro, na Zona Oeste, além de pontos estratégicos em outras áreas da cidade. Já no domingo, cerca de 30 asaces percorrerão cerca de mil imóveis no Alto Santa Terezinha e Cordeiro.

 

Nos dois dias, as ações acontecerão das 8h às 13h. Os locais escolhidos para receber as inspeções apresentam um maior índice de infestação do mosquito e risco de adoecimento da população, de acordo com indicadores entomológicos e epidemiológicos. Essas áreas também têm grande potencial de conter criadouros de mosquito dentro da comunidade, por isso, os agentes realizam, se necessário, eliminação de depósitos que acumulam água, aspirações de alados (mosquitos adultos) e também tratamento químico com inseticida.

 

Neste fim de semana, os asaces também visitarão os primeiros locais das denúncias recebidas pela ferramenta digital ‘Bora se Cuidar contra o Mosquito’. A plataforma, que está disponível no site Conecta Recife (conectarecife.recife.pe.gov.br) ou app Conecta Recife, permite que os moradores do Recife acionem a Vigilância Ambiental de forma rápida e eficiente para vistoriar áreas com possíveis focos do transmissor da dengue, chikungunya e zika. Essa é uma das estratégias da Prefeitura inseridas no Plano de Enfrentamento das Arboviroses 2021, lançado na última quinta-feira (16).  

 

DADOS – No Recife, este ano, até o dia 02 de junho, foram notificados 3.380 casos de arboviroses, sendo 1.717 casos de dengue, 1.606 de chikungunya e 57 de zika. Desse total, foram confirmados 526 casos de dengue e 926 casos de chikungunya. Em comparação ao mesmo período de 2020, houve aumento de aproximadamente 214% dos casos notificados e de 238% dos casos confirmados. O último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) apresentou resultado geral no Recife de 2,7% (risco alto).