Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

NOTÍCIAS

Mobilidade | 18.07.16 - 18h42

Faixa Azul da Avenida Recife já está funcionando e beneficia 82 mil passageiros

img_alt

O corredor exclusivo para ônibus teve seu primeiro dia nesta segunda-feira (18) (Foto: Marcos Pastich/PCR)



Cerca de 82 mil passageiros já podem contar com a Faixa Azul da Avenida Recife, que teve seu primeiro dia de funcionamento nesta segunda-feira (18). Por lá passam 29 linhas de ônibus, diariamente, totalizando 1.660 viagens, que agora devem ter seu tempo diminuído, ao utilizar o trecho exclusivo para o transporte coletivo entre a Rua Gonçalves de Magalhães e a Avenida Dom Hélder Câmara, nos dois sentidos da Avenida Recife. São mais 3,6 kms de prioridade para o transporte público de passageiros, totalizando 32,7 kms de Faixa Azul implantados desde 2013.

A implantação da Faixa Azul da Avenida Recife também atende à demanda do Terminal Integrado Tancredo Neves, como já acontece com a faixa exclusiva implantada na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes. Além dos ônibus, também têm acesso às Faixas Azuis os táxis do município do Recife. Os demais veículos só podem entrar no corredor quando precisarem realizar conversões e acessar os lotes à direita. A sinalização horizontal mostra aos condutores, quando a linha for pontilhada, que é possível entrar na faixa.

Para os condutores que trafegam no sentido BR-101 e não querem trafegar pela Avenida Recife, a CTTU oferece uma rota alternativa. A outra opção é seguir pela Rua Saldanha Marinho, seguindo pela Rua Costa e Silva, Rua Hélio Brandão e retornando pela Rua São Nicolau, para, então, voltar à Avenida Recife. As vias citadas, que eram mão-dupla, passaram a ser mão única no sentido subúrbio. As ruas também receberam proibição de estacionamento e a implantação de novos semáforos, medidas que proporcionam maior fluidez e segurança viária na área.

Para o Gerente Geral de Trânsito da CTTU, Agostinho Maia, é possível perceber o respeito dos condutores em relação à circulação exclusiva dos coletivos na Faixa Azul. "Apesar de estarmos no período de orientação dos motoristas, sem aplicar multas, já notamos que a maior parte dos condutores dos veículos de passeio não circulam na faixa exclusiva dos ônibus. Este é um reflexo direto das experiências anteriores das outras Faixas Azuis, onde mantemos constante fiscalização.", aponta Agostinho.

Durante uma semana, os agentes de trânsito vão monitorar o fluxo ao longo da Faixa Azul da Avenida Recife apenas orientando os condutores. Após esse tempo, a fiscalização estará valendo, e os motoristas que forem flagrados utilizando a faixa irregularmente estarão passíveis a multa gravíssima, no valor de R$ 191,54 e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

FAIXA AZUL - Com a implantação da Faixa Azul da Avenida Recife, a atual gestão de trânsito alcançou a marca de 32,7 kms de Faixa Azul implantados. Atualmente, a ação está nas avenidas Marechal Mascarenhas de Moraes, Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar, além das ruas Cosme Viana e  Real da Torre. No total, Recife passará a ter cerca de 54 quilômetros de corredor exclusivo para ônibus, contando com os corredores que já existiam na cidade antes da Faixa Azul. Isso representa um aumento de cerca de mais de 155% no número de quilômetros de prioridade para o transporte público no Recife desde  2013, quando a cidade possuía pouco mais de 20 kms de faixas exclusivas.

A implantação dos corredores exclusivos garantiu um aumento significativo na velocidade média dos coletivos. Na Faixa Azul da Avenida Mascarenhas de Moraes, os ônibus passaram de 21 km/h para 35,4 km/h, o que representa um ganho total de 66,6% na via. Já na Avenida Herculano Bandeira, onde a implantação da Faixa Azul aconteceu em junho de 2014, a velocidade saiu de 11 km/h para 24,19 km/h - um aumento de 118%. Já na Rua Cosme Viana e na Avenida Conselheiro Aguiar, houve um ganho de 38,8% (de 18km/h para 25km/h) e 49% (de 13.1 km/h para 19.5 km/h) na velocidade média dos ônibus, respectivamente.