Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 18.07.17 - 17h25

Projeto Concertos para Juventude oferece aula de música erudita para todas as idades

img_alt

Aula sobre principais compositores e composições da música clássica no mundo, dada pela Orquestra Sinfônica do Recife, atraiu público bem variado, na manhã desta terça (18), com gente de todas as idades e de diferentes partes do estado (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

 

Com o teatro de Santa Isabel lotado, a Orquestra Sinfônica do Recife realizou, na manhã de hoje, mais uma edição do Concertos para Juventude, iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura, para um público diversificado, formado por crianças, jovens, adultos e até idosos, que não piscavam diante de tanta novidade. Muitos sequer conheciam o Teatro Santa Isabel. 

O projeto, que tem como objetivo formar jovens plateias para a música erudita, foi idealizado pelo maestro Marlos Nobre e oferece a crianças e estudantes de música uma prévia comentada dos programas que serão executados pela orquestra em seus concertos mensais.

Iniciando a aula, o maestro falou sobre a importância dos compositores e apresentou todos os instrumentos que constituem uma orquestra, com seus sons individuais chamando a atenção do público que interagia imitando o regente. “O compositor é o criador da música. Um ser que nasceu com o dom de ouvir a música no seu interior e passar para o papel. Uma canção só passa a existir quando os músicos a tocam, como estamos fazendo agora”, iniciou, entusiasmado, o idealizador do projeto cultural.

O concerto aula, realizado uma vez por mês, apresentou clássicos da música erudita, numa animada e interativa aula de cultura. Nesta edição, o programa contemplou a composição Sonhos de uma Noite de Verão, do compositor Felix Mendelssohn. Segundo o maestro Marlos Nobre, o compositor, romântico e contemporâneo, tem uma característica diferente dos outros da sua época. “Ele era um compositor que escrevia peças com o sentimento mais alegre e luminoso da música, nunca levou o lado trágico para sua obra", avaliou.

O segundo momento do encontro foi a execução de alguns movimentos da primeira sinfonia do célebre compositor Beethoven, que começou a escrever muito jovem em seus cadernos de escola. “Com essa sinfonia, o compositor deu um passo à frente na música erudita", disse o maestro, destacando a surdez progressiva que Beethoven apresentou, dos 20 anos em diante.
 
Para um grupo de idosos do município de Ipojuca, hoje foi a primeira oportunidade de conhecer o Teatro de Santa Isabel e de assistir a um concerto de música erudita. Severino Ramos, 78 anos, estava feliz da vida por ouvir música de qualidade com os amigos e conhecer um teatro tão grande. “É um momento de alegria, união. Estava muito ansioso. É tudo maravilhoso”.
 
A aposentada Expedita Ferreira, 70 anos, estava radiante com o passeio e disse que ficará marcado para sempre na sua memória. “Eu nunca conheci um teatro tão lindo, estou adorando. Tudo nota dez! Acolhimento, decoração, música maravilhosa, só posso agradecer”.

Os 50 alunos que vieram do município de Nazaré da Mata eram só alegria ao chegar na entrada do Teatro de Santa Isabel. A professora Severina Freitas, 52 anos, disse que o recesso não foi empecilho para reunir os estudantes que estavam eufóricos para ver com os próprios olhos o que só assistem pela televisão e leem nos livros. “A oportunidade que essas crianças e adolescentes estão tendo hoje, de conhecer um teatro que é patrimônio histórico e cultural da humanidade e assistir a um concerto, é maravilhoso. Eu, já nessa idade, estou conhecendo tudo isso hoje, junto com eles.”

O aluno da Escola Municipal Dom Mota, de Nazaré da Mata, Lucas Soares, de 15 anos, estava radiante. “Estou me sentindo no filme A Última Música. Esse teatro é lindo, a decoração é muito perfeita, estou adorando. Para mim, que gosto muito de música clássica, essa aula passeio está sendo muito proveitosa”.

A cantora Luiza Mota, de 9 anos, também era só alegria no primeiro concerto que viu na vida. "Adorei tudo, os sons dos instrumentos, o teatro, tudo lindo é chiquérrimo.”

Já o estudante Emerson Gabriel, 16 anos, disse que a aula passeio serviu para ele conhecer de perto o que só assiste na televisão. “Nunca entrei em um teatro na minha cidade. O Santa Isabel é lindo. Também gostei do concerto. Acalma.”
 
CONCERTO OFICIAL – Amanhã (19), o compromisso da Orquestra Sinfônica do Recife é com recifenses de todas as idades. A partir das 20h, a mais antiga orquestra em atividade ininterrupta do Brasil volta a subir ao palco do Santa Isabel para realizar o quinto concerto oficial do ano. A apresentação é aberta ao público e gratuita. O repertório será o mesmo tocado para os estudantes. Para assistir, basta retirar o ingresso no teatro uma hora antes da apresentação.