Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

NOTÍCIAS

Desenvolvimento e Empreendedorismo | 18.07.18 - 19h18

Prefeitura participa de evento sobre e-commerce e varejo

img_alt

Profissionais do ramo discutiram o impacto das tecnologias na atividade e sua migração para o ambiente digital. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Termos essenciais no dicionário moderno do varejo, como marketplace, e-commerce e pós-venda, foram o centro das apresentações do evento “O Varejo encontra o E-Commerce”, realizado na tarde desta quarta-feira (18), no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco. Realizado pelo Porto Digital, com apoio da Prefeitura do Recife, Sebrae, CDL e Fecomércio, o encontro teve a presença de atores de peso no setor, como Magazine Luiza, Neurotech, In Loco Media e Simples.

Voltada para empresários, executivos e profissionais de varejo, a iniciativa incluiu workshops e discussões a respeito do impacto das tecnologias no varejo e sua migração para o ambiente digital. “Primeiro, as lojas se mudaram das ruas para os shoppings, e agora outra mudança está em curso. “No Brasil, o e-commerce equivale a 7% das vendas do varejo. Na Inglaterra o percentual está em 18% e na China está chegando a 30%”, destaca o presidente do Conselho Administrativo do Porto Digital, Sílvio Meira.

A gerente de Marketplace da Magazine Luíza, Flávia Marcon, ressalta a importância da integração entre o varejo offline e o comércio eletrônico. “Em São Paulo, já temos mercados digitais dentro das lojas físicas. É fundamental que a experiência de comprar seja igual na loja, no site e no marketplace”, aponta. A rede varejista apresentou sua plataforma de e-commerce, do marketing às minúcias do sistema de vendas.

Já a Neurotech - empresa embarcada no Porto Digital - fez uma apresentação sobre como suas tecnologias inovadoras ligadas a inteligência artificial e big data se transformaram em produtos e serviços que apoiam o comércio eletrônico. A In Loco Media, também do parque tecnológico, expôs como sua plataforma de marketing baseada em localização indoor pode beneficiar o varejo. Por fim, a Simples, uma plataforma de e-commerce que saiu do programa Mind the Bizz, do Porto Digital, Sebrae e Cesar, falou sobre como seu produto está desenhado para o contexto móvel.