Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 18.07.21 - 11h00

Recife promove vacinação itinerante contra gripe no Mercado de São José, nesta segunda (19)

img_alt

Equipes da Secretaria de Saúde do município vão percorrer diversos pontos da cidade até em um ônibus cedido pelo Procon-PE. (Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde)

 

 

Nesta segunda-feira (19), as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe terão mais uma oportunidade para receber a vacina. As equipes da Secretaria de Saúde do Recife estarão no Mercado de São José, das 8h às 16h, vacinando o público-alvo. A ação acontece em parceria com o Procon-PE, que cedeu um ônibus para a vacinação itinerante. Até o momento, cerca de 300 mil pessoas receberam o imunizante, o que representa 47% da meta de 90% de cobertura vacinal, estipulada pelo Ministério da Saúde.

Ainda nesta segunda, a Prefeitura vai montar mais dois pontos volantes de vacinação contra a gripe. Das 8h ao meio-dia, equipes estarão vacinando a população no Mercado do Cordeiro, no Cordeiro. Já o Mercado de Água Fria, em Água Fria, recebe a ação das 8h às 16h.

Já na terça-feira (20), o ônibus estará estacionado no terminal de passageiros de Roda de Fogo, no Cordeiro. No mesmo dia, a vacinação itinerante chegará até o Mercado da Encruzilhada, situado no bairro de mesmo nome. Nos dois locais, a imunização acontece das 8h às 16h.

LOCAIS PARA VACINAÇÃO - Além desses pontos itinerantes, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife disponibiliza a vacina também em mais de 150 salas de vacina do município, de segunda a sexta, entre 8h e 17h, e também em três pontos volantes da cidade: Parque Dona Lindu (Boa Viagem), Sítio Trindade (Casa Amarela) e no Pátio do Carmo (bairro de Santo Antônio). No Dona Lindu e no Sítio Trindade, a vacinação ocorre de domingo a domingo. O ponto montado no Pátio do Carmo funciona de segunda a sábado, já que no domingo este ponto é deslocado para o Marco Zero (Bairro do Recife). Todos os locais têm o mesmo horário de funcionamento, das 8h às 17h.

PÚBLICO-ALVO - Podem receber a vacina, crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas (mulheres que tiveram bebê há até 45 dias); trabalhadores da saúde, idosos (a partir de 60) e professores dos ensinos básico e superior.

Também estão sendo vacinadas as pessoas com comorbidades (confira a lista aqui); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores dos transportes coletivos rodoviário de passageiros; trabalhadores portuários. Além deles, também serão imunizados os profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Por recomendação do Ministério da Saúde, a vacina contra a covid-19 deve ser priorizada e, por isso, é indicado que as pessoas dos grupos elegíveis concluam o esquema vacinal antes de receber a vacina contra influenza. Além disso, deve ser respeitado um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas contra covid-19 e gripe.